‘É hora de retribuir a Taiwan’: iniciativas para suporte às vítimas do terremoto

Como Taiwan é sempre o primeiro país a enviar grandes donativos após os desastres no Japão, a população japonesa se mobiliza para retribuir.

Caixa de donativo feita de papelão, mostra que foi feita com urgência (NHK)

Em resposta ao forte terremoto que ocorreu na costa leste de Taiwan, os japoneses começaram a se manifestar nas redes sociais do Japão para criar meios de apoio àquele país, sempre com a frase “vamos retribuir” ou “é hora de retribuir”.

Publicidade

Os governos locais que continuaram a manter intercâmbio com Taiwan também criaram caixas de donativos e incentivam as pessoas a doar.

Sempre que ocorre um grande desastre no Japão, Taiwan envia apoio imediato para as áreas afetadas.

Mais de 20 bilhões de ienes foram coletados em Taiwan e enviados para o Japão depois do Grande Terremoto no Leste do Japão em 2011. Este ano, o envio foi de mais de 2,5 bilhões de ienes para a província de Ishikawa, logo após o terremoto na Península de Noto, em janeiro.

Frases comoventes

Cidade de Hualien, onde o tremor foi de intensidade sísmica 6 forte, o pior em Taiwan (NHK)

  • “Precisamos retribuir a Taiwan”
  • Taiwan é sempre o primeiro a ajudar. Agora é a hora de retribuir o favor”
  • “Como cidadão da província de Ishikawa, nunca esquecerei o apoio de Taiwan. Me permita retribuir
  • “Fiz uma pequena doação. Espero que o círculo se expanda”

Cidade irmã de Hualien, Yonaguni, já está em campanha

A ilha de Yonaguni (Okinawa), é cidade irmã de Hualien, que sofreu grandes danos, começou a aceitar donativos já no dia seguinte ao forte terremoto, até 10 do próximo mês.

Localizada a apenas 110 quilômetros de Taiwan, antes e imediatamente após a guerra, as duas cidades trocavam mercadorias. Pelo forte laço de irmandade, as doações arrecadadas serão entregues diretamente para Hualien.

Cidade que tem intercâmbio com Taiwan

Na cidade de Kasama (Ibaraki), as caixas de doações foram instaladas na prefeitura e nas sucursais desde quinta-feira (4). Em 2018, a cidade abriu um escritório para o programa de intercâmbio com Taipei. Desde então, os alunos do ginásio têm realizado intercâmbio, tanto do Japão, como de Taiwan. Além disso, a prefeitura de Kasama tem usado as bananas daquele país na merenda escolar.

Outras formas de colaborar

A empresa FamilyMart, uma grande rede de lojas de conveniência, começa a aceitar os donativos em aproximadamente 16,3 mil lojas em todo o país, no período de 5 a 18. Logo depois irá enviar o arrecadado para Taiwan.

A Cruz Vermelha do Japão abriu contas bancárias para reunir as contribuições para serem utilizadas nas atividades de ajuda humanitária e no apoio à reconstrução, através da instituição em Taiwan.

Os depósitos estão sendo aceitos desde sexta-feira (5). Veja dois dos bancos abaixo.

  • Yucho Bank (Correios): conta 00110-2-5606 em nome de 日本赤十字社(ニホンセキジュウジシャ)
  • Mitsubishi UFJ Bank (三菱UFJ銀行): agência Yamabiko Shiten (やまびこ支店), conta futsuu (普通預金) 2105802, nome da conta 日本赤十字社(ニホンセキジュウジシャ)  

Outras instituições e ONGs também tomaram iniciativa.

Cuidado com sites fraudulentos

Antes de fazer a contribuição através de algum site, confira se é de confiança e se é real. Em desastres passados, foram encontrados sites falsos ou fraudulentos que se passavam por instituições de ajuda para coletar informações pessoais e também as doações.

Fontes: NHK e Cruz Vermelha do Japão

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trem-bala com tecnologia japonesa deve entrar em operação na Índia

Publicado em 5 de abril de 2024, em Ásia

O primeiro projeto de shinkansen de todos os tempos da Índia foi aprovado entre os governos japonês e indiano no ano de 2015.

Trem-bala em ponte sobre o Rio Fuji (ilustrativa/banco de imagens)

Um projeto de ferrovia de alta velocidade na Índia apoiado pelo Japão, destacando sua tecnologia de trem-bala, poderá iniciar operações comerciais até 2026, disse na quinta-feira (4) um enviado do país no Sudeste Asiático.

Publicidade

A inauguração do projeto “pode ser em 2026, ou mesmo antes”, embora as 2 nações ainda “estejam em consulta sobre o período de tempo exato”, disse o embaixador indiano no Japão, Sibi George, durante entrevista em Tóquio.

O primeiro projeto de shinkansen de todos os tempos da Índia, que cobre uma distância de aproximadamente 500Km entre as cidades de Mumbai e Ahmedabad, ambas no oeste do país, e reduz o tempo de viagem de 6 para 2 horas, foi aprovado entre os governos japonês e indiano no ano de 2015.

O trabalho de construção começou em 2017.

O embaixador também disse que a Índia visa aumentar o número de empresas japonesas que operam no país “das atuais 1,5 mil para 15 mil nos próximos poucos anos”.

Fonte: News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!