A epidemia de dengue nas Filipinas já tirou a vida de mais de 450 pessoas este ano, só no primeiro semestre, com aumento de 85% em comparação ao mesmo período do ano anterior, informou a notícia da CNN de quarta-feira (17).
A dengue, muito conhecida e temida no Brasil, é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em casos graves leva o paciente à morte.
Mais de 20 milhões de pessoas estão concentradas nas regiões onde foi declarada epidemia. São Mimaropa, Visayas Ocidentais, Visayas Centrais e Mindanau Norte, onde residem 20% da população filipina.
Davao e outras 9 regiões próximas também estão em alerta. Nas Filipinas a epidemia costuma acontecer a cada 3 a 4 anos. A última tinha sido em 2016 e parece que 2019 é um desses anos.
Além da dengue, as Filipinas amargam também a epidemia do sarampo e só no primeiro semestre o número de mortes já ultrapassou o do ano anterior inteiro.
Dengue em outros países
Segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS cerca de 1 milhão de pessoas são infectadas no mundo anualmente. Metade delas precisam ser internadas sendo que 12,5 mil morrem.
Por causa do aquecimento global o mosquito Aedes aegypti tem se espalhado para o norte do Planeta. Brasil, Filipinas e Índia são considerados os países com habitat dele, mas ele tem se alastrado.
Sul dos Estados Unidos, toda Austrália, China e região costeira do Japão têm ambiente favorável, por isso a facilidade de ocorrer uma epidemia.
Fonte: CNN Japan