A montadora Suzuki e a fabricante de autopeças Denso disseram na terça-feira (2) que elas suspenderam a produção em Myanmar para garantir a segurança de seus funcionários após um golpe militar no dia anterior.
As duas companhias disseram que elas paralisaram a produção de veículos e autopeças, respectivamente, na tarde de segunda-feira (1º) e ainda precisavam decidir quando retomar as operações. A Suzuki disse que um total de 400 funcionários trabalha nas suas duas fábricas em Yangon.
A Suzuki produziu cerca de 13.300 veículos de quatro rodas e vendeu 13.200. unidades no ano de 2019 em Myanmar, detendo cerca de 60% de participação de mercado no país do Sudeste Asiático.
A montadora planeja começar as operações em uma nova fábrica em Myanmar no mês de setembro, que pode produzir anualmente 40 mil unidades, esperando aumentar ainda mais sua participação de mercado no país em desenvolvimento.
Em Myanmar, mais de 400 empresas japonesas estavam fazendo negócios desde maio do ano passado, de acordo com a Organização de Comércio Externo do Japão.
A Toyota planeja iniciar produção em Myanmar neste mês, mas a gigante de veículos japonesa está monitorando o impacto do golpe militar em seus negócios, disse um oficial da companhia na segunda-feira.
Fonte: News and Culture