Os EUA, África do Sul e União Europeia suspenderão temporariamente o uso da vacina contra coronavírus da Johnson & Johnson (J&J) após relatos de rara formação de coágulos sanguíneos.
Seis casos foram detectados em mais de 6,8 milhões de doses da vacina, disse a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.
Isso segue casos similares após aplicação de doses da vacina da AstraZeneca, que levou a interrupções em seu uso.
A FDA disse que estava recomendando a pausa temporária “por precaução”. Ela confirmou que um paciente morreu por complicações relacionadas à formação de coágulos sanguíneos e um outro está em condição grave.
Todos os 6 casos foram em mulheres com idades entre 18 e 48 anos, com sintomas aparecendo de 6 a 13 dias após a vacinação.
A J&J é uma companhia de cuidados da saúde dos EUA, mas a vacina foi desenvolvida principalmente pela sua filial farmacêutica na Bélgica, e também é conhecida como Janssen.
Ao contrário das outras vacinas, ela é de dose única e pode ser armazenada em temperaturas normais de geladeira, facilitando a distribuição em locais de clima mais quente ou mais remotos.
Enquanto muitos países tenham feito pré-pedidos de milhões de doses, a vacina da J&J foi aprovada somente em poucas nações.
Fonte: BBC