O famoso Famichiki, frango desossado, bem temperado, crocante por fora e suculento por dentro, anda escasso, na rede FamilyMart. Também o Karaagebo da 7-Eleven, outro que tem suculentos pedaços de frango frito no espeto.
Eles costumam ser a salvação das pessoas quando bate a fome, para um lanche rápido ou até como acompanhamento no almoço e jantar.
De acordo com o FamilyMart, desde a semana passada estão sendo feitos ajustes para colocar os snacks de frango, reduzindo o número para oferecer no display.
Falta de mão de obra na Tailândia
O motivo é que a produção do frango anda em queda, por causa da epidemia do novo coronavírus na Tailândia. Há falta de funcionários para trabalhar no processamento dos frangos.
O Japão é o maior importador de frango processado para yakitori e frango frito, o karaage, desse país. São cerca de 500 mil toneladas por ano de importação e da Tailândia vêm mais de 60%.
A falta afeta não só os consumidores dos frangos fritos das lojas de conveniência, como também da Ajinomoto que oferece o produto alimentício congelado.
Empresas pretendem se assegurar para o Natal
O presidente Hiromichi Akiba, do supermercado Akidai, disse que desde setembro não se vê os frangos vindos da Tailândia, por isso, no seu estabelecimento é possível que afete os 500 frangos assados que costuma vender no Natal.
O FamilyMart está ajustando o volume de vendas para garantir um número suficiente para a temporada de Natal e planeja retornar às vendas normais em meados de dezembro.
A Ajinomoto informou que o fornecimento do karaage congelado nos supermercados voltará ao normal em 20 deste mês.
→ Leia também: KFC já está aceitando pedidos de frango assado para o Natal.
Fontes: NNN e FNN