A Tailândia reabriu Maya Bay, que ficou famosa pelo filme “A Praia” estrelado por Leonardo DiCaprio em 2000, mais de 3 anos após ela ter sido fechada para permitir que seu ecossistema se recuperasse do impacto de milhares de visitantes diariamente.
A praia, rodeada por altos penhascos de 100 metros de altura, fica na ilha de Phi Phi Leh no Mar de Andamão, e é acessível somente por barcos a partir de locais próximos como Phuket ou Phi Phi, ou da ilha principal de Krabi.
Autoridades fecharam Maya Bay inteira ao público em 2018, dizendo que recifes de corais e áreas praieiras haviam sido danificados por constante atividade turística. Mas desde o início deste ano alguns visitantes tiveram permissão para entrar.
“Os tubarões voltaram, recifes de corais estão crescendo novamente e a água está limpa de novo”, disse Yuthasak Supasorn, governador da Autoridade de Turismo da Tailândia, à agência Reuters.
A fim de garantir que ela continue protegida, autoridades disseram que até 375 visitantes poderão ir até a ilha a cada vez e nadar será proibido por enquanto.
Antes da pandemia de coronavírus, o turismo contava por cerca de 12% da economia da Tailândia e era um condutor fundamental de crescimento, com o país atraindo 40 milhões de visitantes em 2019.
Fonte: Bangkok Post