Will Smith foi banido do Oscar por 10 anos após ter dado um tapa em Chris Rock durante a premiação realizada no mês passado.
A Academia fez o anúncio na sexta-feira (8) em uma carta enviada pelo presidente David Rubin e o CEO Dawn Hudson.
“O 94º Oscar era para ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade os quais fizeram trabalho incrível nesse ano que passou, entretanto, esses momentos foram obscurecidos pelo comportamento inaceitável e danoso que vimos Smith exibir no palco”, disse a carta.
“Hoje, o Conselho de Governadores convocou uma reunião para discutir o quão melhor responder às ações de Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia”, continuou a carta.
“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que Smith não terá permissão de participar de quaisquer eventos ou premiações da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado, à Premiação da Academia”.
Em uma declaração à rede CBS, Smith disse, “Eu aceito e respeito a decisão da Academia”.
Rubin e Hudson também agradeceram Rock, o qual disse que ainda estava processando o que aconteceu, por “manter sua compostura sob circunstâncias extraordinárias”. Eles disseram que a Academia não endereçou a situação no palco de forma adequada.
Na semana passada, Smith renunciou à Academia, pedindo desculpas à ela e Rock, dizendo que estava de “coração partido”.
O tapa, que surpreendeu Hollywood, ocorreu após Rock ter feito uma piada sobre a esposa de Smith.
Fonte: CBS News