O telefone celular é um dispositivo indispensável para as pessoas e no Japão o número fala por si só pois são 195.655.200 unidades de contrato em uso, segundo os dados de junho de 2022 da Telecommunications Carries Association (TCA), em um país com população de 124,75 milhões de pessoas.
Ou seja, há mais telefones celulares em uso do que o número de habitantes, pois uma faixa dos usuários usam o corporativo também. Além disso, só de unidades móveis de Wi-Fi da UQ são 37.756.700.
Quanto é a média de gasto com a assinatura
De acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (Soumu), a qual realizou uma pesquisa entre 6 mil usuários finais de telefones celulares em março de 2021, a média paga às operadoras é de 5.824 ienes. Nesse valor não se inclui a parcela de pagamento do smartphone, iPhone ou Android, e estão incluídos:
- Assinatura do plano
- Plano de internet
- Opcionais
O que se pode perceber claramente é que essa média caiu, pois uma pesquisa realizada em setembro de 2019 mostrou um valor médio de 6.920 ienes por usuário.
As contas de telefone celular podem ser um fardo para uma família de 2 ou mais pessoas, embora as operadoras disponibilizem planos família.
Há 3 formas de reduzir esse custo do orçamento. Veja a seguir.
SIM barato
A maneira mais fácil de economizar dinheiro gasto com o telefone celular é migrar para uma operadora que oferece SIM barato. Essas empresas conseguem oferecer serviços de chamadas e internet de baixo custo, usando as linhas das 3 principais operadoras, a KDDI, NTT DoCoMo e Softbank.
Como hoje em dia os usuários quase não usam os serviços de chamadas de voz, mas sim os disponíveis através das redes sociais como LINE, Messenger e WhatsApp, pode-se conseguir um plano de ¥0 para as chamadas.
Se continua usando com a mesma frequência, há empresas oferecendo pela metade do preço de uma grande operadora.
Vale lembrar que pode continuar usando o mesmo número e solicitar a MNP, acrônimo de ナンバーポータビリティ ou portabilidade numérica, na sua operadora. E outro detalhe importante é que se tiver o atual SIM bloqueado, precisa requisitar o seu desbloqueio.
Segue uma lista dessas empresas de SIM barato, as mais populares, com os respectivos links (basta tocar sobre o nome para abrir a página).
Mudança de plano na sua operadora
Se não quiser mudar da atual operadora, ou se não puder mudar devido ao trabalho, a recomendação é revisar o plano de assinatura. Se continua com o plano básico assinado quando fez a compra, existe a possibilidade de ter serviços que não precisa.
Pode procurar a loja onde fez a compra ou visitar uma delas para verificar o que pode ser mudado.
Rever as opções
Em geral, as operadoras recomendam opcionais quando faz a assinatura. Ao remover as desnecessárias, o valor é pequeno, mas gera economia.
Se você cancelar os opcionais desnecessários, mesmo que sejam apenas algumas centenas de ienes por mês, poderá economizar um bom dinheiro em alguns anos, então vale a pena a revisão.
A economia vale a pena
Concluindo, se decidir mudar de operadora optando por um SIM barato, poderá economizar 3 mil ienes ao mês (ou mais), que ao cabo de um ano resultará em 36 mil ienes. Isso significa quase ⅓ do preço de um iPhone 14 novo.
Fontes: Financial Field e TCA