O Seven Bank do Japão permitirá que os clientes realizem depósitos e saques usando reconhecimento facial em cerca de 20 mil caixas eletrônicos (ATM – Automated Teller Machine) já em março de 2024, disse ao site Asia Nikkei o presidente Masaaki Matsuhashi.
O serviço será o primeiro do tipo no Japão, disse Matsuhashi. O banco, unidade da empresa dona do Seven-Eleven, a Seven & i Holdings, inicialmente, limitará o reconhecimento facial aos seus cerca de 2,75 milhões de titulares de contas.
Os ATMs do Seven Bank podem ser encontrados dentro de lojas de conveniência da Seven-Eleven em todo o Japão.
Para ativar o reconhecimento facial, os clientes vincularão suas informações de conta as suas faces em um ATM da Seven Bank. Esses clientes então receberão um ID único, exigido em transações posteriores como uma medida a mais de segurança. Eles não precisarão mais apresentar o cartão bancário nas máquinas.
Cerca de 13 mil, ou metade, dos ATMs da Seven Bank já contam com tecnologia de reconhecimento facial. Outras 6 mil máquinas devem ser substituídas neste ano fiscal pelo modelo atualizado, desenvolvido em conjunto com a NEC em 2019, em preparação para o novo serviço.
Em setembro, o banco começará a permitir também que os clientes abram novas contas ou atualizem seus endereços usando ATMs equipados com reconhecimento facial.
https://www.youtube.com/watch?v=50LzggBj36E&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fwww.fnn.jp%2F&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title
Fonte: Asia Nikkei