O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida visitará o Brasil e Paraguai no início de maio, visando reforçar relações econômicas com países na América do Sul e conter esforços chineses e russos para conquistar a região.
Essa será a primeira viagem de Kishida à América do Sul desde que assumiu o poder em 2021. O falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe visitou o Brasil em 2016 e o Paraguai em 2018.
Kishida será acompanhado por líderes de negócios para essa viagem, que focará pesadamente em fortalecer cooperação econômica.
Tóquio visa garantir novos laços em tecnologia de bioetanol e outras de descarbonização, assim como em minerais essenciais.
Muitos países sul-americanos têm fortes ligações econômicas com a China. O Brasil conta com a China como sua maior parceira, tanto para importações como exportações.
O Japão está avançando em esforços público-privados para encorajar essas nações a reduzirem suas dependências de redes e fornecimento em Pequim.
O Brasil é uma voz líder no Sul Global, e parte do BRICS junto com a Rússia, Índia, China e África do Sul. Ele também lidera a cúpula do G20 deste ano.
Kishida se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para afirmar a importância de manter e fortalecer ordem internacional baseada em regras.
Ele também fará um discurso em São Paulo sobre política da América Latina do Japão e conversará com a comunidade nipônica para enfatizar as relações históricas dos países.
Cerca de 2,7 milhões de descendentes de japoneses vivem no Brasil, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores japonês.
Kishida, que se tornará o segundo líder japonês a visitar o Paraguai, planeja destacar os valores compartilhados entre o Japão e o país.
Fonte: Asia Nikkei