Estudo no Japão sugere que consumir alga marinha pode ajudar a prevenir Parkinson

Pesquisadores japoneses descobrem que uma forma de alga marrom ‘parece proteger contra neurodegeneração’ graças as suas propriedades antioxidantes.

A alga tem efeito neuroprotetor (ilustrativa/banco de imagens)

Consumir alga marinha pode ajudar a prevenir doença de Parkinson, de acordo com pesquisadores no Japão, onde a planta altamente nutritiva é um alimento básico há muito tempo.

Publicidade

Uma equipe da Universidade Metropolitana de Osaka descobriu que uma espécie de alga marinha marrom chamada Ecklonia cava “parece proteger contra neurodegeneração”.

“É esperado que a Ecklonia cava seja um ingrediente eficaz na prevenção da doença de Parkinson”, disse Akiko Kojima-Yuasa, professora na universidade.

Os cientistas realizaram uma série de testes, incluindo em ratos, e descobriram que antioxidantes nas algas exercem “efeitos neuroprotetores” e oferecem proteção contra a doença de Parkinson, que é neurodegenerativa. A pesquisa foi publicada no jornal de ciência Nutrients.

A Parkinson é causada pelo esgotamento de neurônios que produzem dopamina, que age como “um neurotransmissor envolvido em controle motor e função cognitiva”, de acordo com pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka.

Assim como a serotonina, a dopamina é às vezes chamada de “hormônio da felicidade” devido aos seus efeitos no humor.

Fonte: SCMP

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estrangeiro morre afogado em praia de Shizuoka, já fechada

Publicado em 24 de setembro de 2024, em Sociedade

Os bombeiros foram chamados pelo parente da vítima de afogamento, a qual não resistiu.

Shirahama Central Beach (SATV)

Na manhã de segunda-feira (23), por volta de 8h20, o 119 foi chamado para atender um caso de afogamento na Shirahama Central Beach, na cidade de Shimoda (Shizuoka). Ele disse que “meu tio se afogou, foi trazido para a areia mas não está respirando”. 

Publicidade

Quando os bombeiros chegaram já estava em estado de parada cardiorrespiratória. Foi socorrido e levado ao hospital, onde foi confirmada a morte.  

A vítima foi um turista de nacionalidade alemã, 83 anos, que estava na praia junto com seus familiares. Estava nadando quando o sobrinho percebeu que não estava bem e o retirou. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, no momento o vento estava forte e as ondas estavam elevadas. 

Essa praia estava fechada desde 25 de agosto, por isso não contava com salva-vidas. 

Fontes: SATV, SUT TV e NTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão