Autoridades indonésias elevaram o alerta de um vulcão retumbante para o nível mais alto nesta segunda-feira (27) e fecharam o aeroporto internacional na ilha turística de Bali (Indonésia), afetando milhares de viajantes.
O Monte Agung vem lançando cinzas a milhares de metros na atmosfera desde sábado (25), o que já havia forçado o pequeno aeroporto internacional na ilha vizinha de Lombok a fechar enquanto colunas de fumaça flutuavam na direção leste.
A Agência Nacional de Mitigação de Desastres disse que o aeroporto internacional de Bali, onde a operação da maioria dos voos vinha prosseguindo, foi fechado por 24 horas. A agência informou que autoridades iriam considerar a sua reabertura na terça-feira (28) após avaliação da situação.
Segundo o chefe da agência geológica, Kasbani, o nível do alerta foi elevado às 6h porque o vulcão mudou de erupções com base em vapor para magnéticas. No entanto, ele disse que ainda não espera uma grande erupção.
A zona de exclusão em volta da cratera foi ampliada para 10Km. Anteriormente a variação estava entre 6Km e 7,5Km.
A maior erupção do vulcão ocorreu em 1963 e matou mais de 1.100 pessoas.
Bali é o maior destino turístico da Indonésia, com sua gentil cultura hindu, praias e vegetação que atraem cerca de cinco milhões de visitantes ao ano.
A Indonésia está localizada no “Anel de Fogo do Pacífico” e tem mais de 120 vulcões ativos.
WATCH: A timelapse video of #MountAgung‘s eruption shot this morning https://t.co/Pd9Q6yUTEB
(📹: Emilio Kuzma-Floyd, @Eyes_of_a_nomad) pic.twitter.com/n0e1DST4r8— Channel NewsAsia (@ChannelNewsAsia) November 26, 2017
Fonte: Asahi Imagem: NHK