Dia Mundial do Tsunami: conscientização e prevenção

A data é mundial com a intenção de ampliar a conscientização sobre os desastres naturais, como o tsunami.

Cidade de Miyako, em Iwate, quando do tsunami em 2011 (Jiji)

Desde a instituição da data pela ONU-Organização das Nações Unidas, com início em 2016, 5 de novembro é Dia Mundial de Conscientização do Tsunami. A proposta foi feita pelo Chile e Japão para ampliar conscientização mundial sobre ameaças dos desastres naturais.

Publicidade

A ONU acredita que a criação do dia mundial irá ajudar a focar a atenção em medidas para reduzir riscos de desastres naturais ou aqueles causados pelo homem.  

Simulação do governo, caso ocorra um terremoto de magnitude 9, o temido Nankai Trough

No Japão a data foi marcada por um grande treinamento envolvendo 7 mil pessoas em Sendai (Miyagi). Simulando um terremoto de magnitude 9, seguido de tsunami, a população da região costeira foi avisada pelos alto-falantes.

De mochila nas costas se dirigiram para uma torre de 9 metros de altura, com a finalidade de abrigo. A obra dessa torre foi concluída no ano retrasado. Ajudaram as pessoas com cadeira de rodas e com deficiência visual a chegarem no topo.

Com essa simulação as autoridades locais esperam reduzir o número de vítimas, salvando vidas com a conscientização.

Prevenção: atitudes a serem lembradas

Que tal ler ou reler as diversas matérias publicadas no Portal Mie sobre prevenção? Segue um guia de todas que podem ser úteis para você, seus familiares e amigos. Compartilhe com todos!

Assista ao vídeo do governo com imagens de simulação em vários locais do Japão, mostrando o tsunami e as consequências do terremoto.

Fontes: NHK e ONU 
Fotos: governo e Jiji 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Festivais de ‘hanabi’ têm datas alteradas em 2020

Publicado em 5 de novembro de 2018, em Sociedade

Em Kanto os organizadores começaram a anunciar mudança nas datas dos festivais de fogos de artifício por causa de Tokyo 2020.

Festivais de fogos de artifício em Kanto poderão ser antecipados em 2020 (Flickr e Wikipedia)

Os esperados eventos de fogos de artifício, costumeiramente no verão, terão datas antecipadas no ano das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020, na região metropolitana.

Publicidade

A primeira comissão a anunciar a mudança no calendário foi a do Rio Ara (Arakawa), situado entre Toda (Saitama) e Itabashi (Tóquio). Por conta da realização do maior evento mundial de esportes, contratar vigilantes para o festival tornou-se uma tarefa quase impossível. Eles estarão em Tokyo 2020.

Assim, a comissão anunciou a antecipação do festival, de agosto para 23 de maio de 2020. Os 12 mil tiros do esperado festival poderão ser apreciados na primavera.

Da mesma forma a comissão organizadora do festival do Rio Sumida, em Tóquio, resolveu antecipar. Ainda não anunciou a data mas pretende realizar 2 semanas antes.

Já a comissão de Adachi-ku (Tóquio) também marcou para 30 de maio o seu tradicional festival de ‘hanabi’.

Fonte: NHK 
Fotos: Flickr e Wikipedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!