Frequência de chuvas torrenciais no Japão dobrou em 45 anos

Dados mostram um aumento marcante em chuvas torrenciais localizadas que podem causar deslizamentos e inundações.

De acordo com um meteorologista do Japão, a frequência de chuvas torrenciais localizadas no arquipélago mais que dobrou nos últimos 45 anos.

Publicidade

O diretor do departamento de pesquisa de tufão e clima severo no Instituto de Pesquisa Meteorológico, Teruyuki Kato, publicou um relatório sobre mudanças nos padrões de precipitação do Japão entre 1976 e 2020.

Ele usou dados de precipitação coletados pelo Sistema Automatizado de Aquisição de Dados Meteorológicos, ou AMEDAS, em cerca de 1,3 mil locais por todo o Japão.

Ele definiu chuva de 130mm ou mais ao longo de um período de 3 horas como aguaceiro torrencial.

Em 2020, esse tipo de chuva ocorreu 67.7 vezes. O número para 1976 foi de 31.5.

Chuvas torrenciais têm mais probabilidade de ocorrer durante a temporada em junho e julho. A frequência de aguaceiros torrenciais foi 4 vezes maios durante esses dois meses.

Segundo Kato, o aquecimento global fez com que as temperaturas da água aumentassem e criassem ainda mais umidade, desenvolvendo um sistema de precipitação em banda e o fenômeno tem mais probabilidade de trazer precipitação pesada durante a temporada chuvosa.

Ele diz que dados mostram um aumento marcante em chuvas torrenciais localizadas que podem causar deslizamentos e inundações.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nepal: equipes de resgate encontram 14 corpos em local de queda de avião

Publicado em 30 de maio de 2022, em Ásia

O Nepal tem um registro repleto de acidentes de aviação, geralmente devido as suas mudanças de clima repentinas e pistas de difícil acesso.

Os destroços do avião, operado pela Tara Air, foram encontrados no distrito de Mustang no norte do Nepal (YouTube/Wion)

Equipes de resgate no Nepal recuperaram até agora 14 corpos do local da queda de um avião de pequeno porte que transportava 22 pessoas, disse um funcionário de aeroporto nesta segunda-feira (30).

Publicidade

Os destroços do avião, operado pela Tara Air, foram recuperados no distrito de Mustang no norte do Nepal.

O avião de passageiros estava em um voo de 20 minutos quando perdeu contato com o controle de tráfego aéreo 5 minutos antes de aterrissar.

As buscas estão em andamento pelos outros passageiros.

Quatro indianos, dois alemães e 16 nepaleses estavam a bordo do avião, de acordo com reportagens. Contudo, as operações foram suspensas pelo mau tempo e terreno montanhoso desfavorável, e só foram retomadas na manhã desta segunda-feira (30).

O avião havia partido da cidade turística de Pokhara por volta das 9h55 de domingo (hora local) com destino a Jomsom, um lugar popular de turismo e de peregrinação.

O Nepal tem um registro repleto de acidentes de aviação, geralmente devido as suas mudanças de clima repentinas e pistas localizadas em terrenos rochosos que são de difícil acesso.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!