De acordo com um meteorologista do Japão, a frequência de chuvas torrenciais localizadas no arquipélago mais que dobrou nos últimos 45 anos.
O diretor do departamento de pesquisa de tufão e clima severo no Instituto de Pesquisa Meteorológico, Teruyuki Kato, publicou um relatório sobre mudanças nos padrões de precipitação do Japão entre 1976 e 2020.
Ele usou dados de precipitação coletados pelo Sistema Automatizado de Aquisição de Dados Meteorológicos, ou AMEDAS, em cerca de 1,3 mil locais por todo o Japão.
Ele definiu chuva de 130mm ou mais ao longo de um período de 3 horas como aguaceiro torrencial.
Em 2020, esse tipo de chuva ocorreu 67.7 vezes. O número para 1976 foi de 31.5.
Chuvas torrenciais têm mais probabilidade de ocorrer durante a temporada em junho e julho. A frequência de aguaceiros torrenciais foi 4 vezes maios durante esses dois meses.
Segundo Kato, o aquecimento global fez com que as temperaturas da água aumentassem e criassem ainda mais umidade, desenvolvendo um sistema de precipitação em banda e o fenômeno tem mais probabilidade de trazer precipitação pesada durante a temporada chuvosa.
Ele diz que dados mostram um aumento marcante em chuvas torrenciais localizadas que podem causar deslizamentos e inundações.
Fonte: NHK