Subsidiária da Glico falsificou relatórios das águas residuais que excederam o padrão

A denúncia foi feita pelo governo da província de Chiba e a diretoria teve que explicar e admitir os relatórios fraudulentos.

Subsidiária da Glico em Chiba (NHK)

O governo da província de Chiba detectou através de exames, níveis elevados de nitrogênio e fósforo nas águas residuais de uma fábrica de sorvetes na cidade de Noda, uma subsidiária da Ezaki Glico.

Publicidade

A subsidiária disse que com o início da produção do Ice no Mi (アイスの実) é provável que tenha ocorrido o entupimento dos equipamentos de purificação, vazando a água antes do tratamento e que ultrapassou o valor padrão.  

Sorvetes Ice no Mi fabricados pela subsidiária da Glico (reprodução HP)

No mesmo dia, o departamento do governo de Chiba iniciou uma inspeção in loco na subsidiária, a Glico Manufacturing Japan. De acordo com o governo de Chiba, as águas residuais foram despejadas em um afluente do rio Edo, o Zao, que leva à baía de Tóquio, mas não houve anormalidade na qualidade da água ao redor, tampouco impacto no corpo humano.

Segundo a empresa, cujos diretores deram uma coletiva de imprensa, a fraude ocorreu entre maio de 2019 e dezembro de 2022, confirmando adulterações nos 50 relatórios.

“Havia uma sensação de resistência de que a quantidade de trabalho aumentaria para fazer a melhoria da qualidade da água”, disse um porta-voz da subsidiária.

“Sentimos muito pela população da província. Tomaremos várias medidas para evitar a recorrência e que esse tipo de coisa nunca aconteça novamente”, declarou Koso Shiraishi, presidente da Glico Manufacturing Japan, na noite de terça-feira (7).

Fontes: JNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Temperatura de primavera acelera florescimento das cerejeiras

Publicado em 8 de março de 2023, em Tempo

O calor fora de época causa dois efeitos: aumenta a dispersão dos polens e acelera o desabrochar da sakura.

Céu azul e calor de primavera em quase todo o Japão (PM)

A temperatura na quarta-feira (8) continua elevada em todo o país, tal qual na primavera, sendo que em Sendai (Miyagi), é comparável à de maio.

Publicidade

Com céu azul desde manhã, na região Kanto a média máxima é de 20 a 22ºC, em Kansai varia de 17 a 21ºC, em Kyushu fica na casa dos 20ºC e em Tokai, Shizuoka com 20ºC, Tsu com 18ºC, e Gifu e Nagoia deverão ter máxima de 21ºC.

Esse calor fora de época acelera o desabrochar das cerejeiras, mas não continuará assim até o Dia do Equinócio de Primavera, em 21. Antes dessa data está prevista mais uma onda de frio na próxima semana, terça ou quarta-feira (15).

Em vermelho é onde a dispersão dos polens é quantidade muito elevada (Tenki)

Com esse calor de primavera, o que preocupa a população é a dispersão dos polens em grande quantidade. Na faixa entre Tóquio a Kyushu o volume é considerado muito elevado, o que requer cuidado para quem é alérgico (polinose ou kafunsho).

Em relação à sakura, a previsão indica que na próxima semana ou no mais tardar, em 17, comece a desabrochar as primeiras flores da variedade Someiyoshino, a mais popular, em Kochi, Hiroshima e Fukuoka. Depois, como em um efeito dominó, será a vez de Tóquio e Nagoia. 

Infográfico do desabrochar da sakura (Tenki)

Fonte: Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!