Fortes terremotos abalam Afeganistão e Papua Nova Guiné

Até a noite de sábado, foram constatadas 15 mortes por causa do forte terremoto no Afeganistão. Em Papua Nova Guiné ocorreram 2 fortes.

Pessoas e carros na avenida da cidade do Afeganistão e à dir. escombros (reprodução do Talking Arena)

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ocorreram 3 terremotos fortes no sábado.

Publicidade

O primeiro deles foi por volta das 11h de sábado (7), no horário local, ou às 15h30 em Tóquio. O epicentro foi a 10 quilômetros de profundidade, em um local a 40 km da cidade ocidental de Herat, no Afeganistão, perto da fronteira com o Irã.

Em laranja o epicentro e em azul o raio dos danos do forte terremoto no Afeganistão (USGS)

As autoridades locais informaram que vários edifícios foram destruídos, por isso, há pessoas nos escombros. Como houve queda da rede de comunicação muitos ficaram incomunicáveis com seus familiares.

Segundo informações da Sky News, foram constatadas pelo menos 15 mortes. A BBC informou que pelo menos 78 pessoas estão feridas.

Até as 19h (horário de Tóquio), os números baseiam-se nos relatórios iniciais do distrito de Zinda Jan, na província de Herat, disse Jan Sayeq, porta-voz do ministério de gestão de desastres do Afeganistão.

Ele disse que os terremotos também abalaram as províncias de Farah e Badghis, onde há relatos de danos generalizados em casas, mas ainda não há detalhes sobre vítimas.

Antes desse forte terremoto ocorreram outros dois de magnitudes 5,6 e 6,1 na mesma área.

Dois fortes terremotos abalam Papua Nova Guiné

Um dos epicentros dos terremotos ocorridos em Papua Nova Guiné (USGS)

De acordo com as informações do USGS, ocorreram dois terremotos de magnitude 6,7, sendo o primeiro a 56 quilômetros de Madang, em Papua Nova Guiné, e o segundo a 52 km do mesmo local, no sábado, às 8h30 e 8h40, consecutivamente. Os horários em Tóquio foram às 17h30 e 17h40.

Fora das grandes cidades, a maioria das áreas é escassamente povoada e as edificações existentes tendem a ser feitas de madeira.

Em abril, pelo menos sete pessoas morreram quando um terremoto de magnitude 7,0 atingiu uma área coberta de selva na nação insular do Pacífico. Cerca de 180 casas foram destruídas na área de Karawari, perto do epicentro do terremoto.

O vídeo do Afeganistão mostra as pessoas da área onde ocorreu o terremoto, em pânico, na avenida.

Fontes: USGS, BBC, Sky News, Hindustan Times e Talking Arena

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Primeiro tufão de outubro no sábado

Publicado em 7 de outubro de 2023, em Tempo

A formação do 15.º tufão do ano ocorreu na tarde de sábado e a previsão indica que deverá se tornar um da categoria extremamente forte.

Possível curso do 15.º tufão do ano (Yahoo!)

Na tarde de sábado (7) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a formação do primeiro tufão do mês de outubro, o 15.º do ano, perto das Ilhas Chuuk ou Truk, no Oceano Pacífico, nas proximidades da Micronésia.

Publicidade

O nome Bolaven foi atribuído por Laos e é derivado do nome das planícies altas do sul do país. 

À noite, a informação é de que a área de tempestade do tufão Bolaven é de 150 quilômetros, com mil hectopascais, mas há previsão de que se torne extremamente forte na quarta-feira (11), chegando a 940hPa, quando deverá se aproximar das Ilhas Marianas.

O tufão Bolaven se desloca lentamente, fazendo um curso a oeste das Ilhas Truk em direção à costa do arquipélago principal do Japão.

As simulações realizadas por várias agências de meteorologia do mundo indicam diversas possibilidades de cursos, as quais podem mudar.

A média anual de ocorrências de tufões em outubro é de 3,4. Assim, depois do 15.º ainda poderão formar outros.

Simulações dos possíveis cursos do tufão Bolaven (WeatherNews)

Fontes: AMJ, Yahoo!, WeatherNews e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão