Menopausa: vilã ou aliada das mulheres?

Entenda mais sobre a menopausa, um período de mudanças para a mulher que faz parte do processo natural da vida.

Imagem ilustrativa (PM)

A menopausa não é um assunto muito fácil para grande parte das mulheres quando chegam no período da meia idade. Algumas pensam que a menopausa é uma grande vilã do universo feminino, mas é inevitável não passar por ela estando vivas. Aceitar que ela faz parte do envelhecimento natural do corpo é fator fundamental para uma vida mais feliz consigo mesma, com os outros e com o meio.

Publicidade

Existe uma grande confusão no que diz respeito à menopausa e ao climatério.

A menopausa – do grego emmenopausis, que significa “fim do ciclo dos meses” – é um marco, é a última menstruação que se dá dentro do período do climatério, geralmente entre 45 e 52 anos. O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como período de vida da mulher compreendido entre o final do período reprodutivo até a senilidade. Período esse não reprodutivo. O que podemos entender é que, com o declínio da função ovariana que resulta na diminuição da produção dos hormônios estrogênio e progesterona, a mulher se encontrará em período de climatério, estendido até a velhice.

Cabe aqui informar que para definir o diagnóstico de menopausa, a mulher deverá apresentar amenorreia (ausência de menstruação) por pelo menos 12 meses consecutivos. O tempo de climatério que antecede ou postergue a menopausa e os seus sintomas além da amenorreia, difere de mulher para mulher.

Mas por que será que é tão difícil aceitar a menopausa e o climatério?

A menopausa e o climatério assim como a fase da adolescência trazem consigo muitos desafios e transformações. No período do climatério não ocorre só a suspensão da menstruação, algumas mulheres podem apresentar sangramento em excesso, o que pode muitas vezes provocar desconforto e situações desagradáveis.

  • A mulher não pode mais gerar filhos com seus próprios óvulos, podendo desencadear sentimento de infertilidade e incapacidade. Luto pela mulher que já foi
  • Alterações corporais, aumento de peso, pele seca, perda de tônus muscular, flacidez cutânea, diminuição dos cabelos e enfraquecimento dos ossos e unhas
  • Crise de identidade, sentimento de menos valia, tendência a um rebaixamento da autoestima e em alguns casos problemas psicológicos
  • Fogachos, aumento da sudorese, diminuição da libido, secura vaginal, dores nas relações e consequentemente vida sexual prejudicada
  • Irritabilidade, alterações no sono, etc.

Toda nova fase é um novo tempo de aceitação e aprendizado.

A máquina corpo humano infelizmente envelhece. Esse declínio não ocorre somente com os órgãos ligados à reprodução feminina, pelo contrário, ocorre com os outros órgãos e também com os homens, mas de maneira diferente. O que vai ajudar no enfrentamento deste novo que se coloca é a forma como o recebemos e nos posicionamos diante dele.

Nunca dominaremos completamente a natureza, e o nosso organismo corporal, ele mesmo parte desta natureza, permanecerá sempre como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de realização e adaptação. (Sigmund Freud)

Pode servir de ajuda desconstruir certos pensamentos e crenças irracionais, como:

  • Não serei a mesma depois da menopausa
  • Mulher que não gera filhos não é mulher
  • Entrei na menopausa, agora é o fim. Que vergonha!
  • Eu era mais bonita e completa quando era jovem
  • Ele (outra pessoa) agora não vai mais me amar

É preciso aceitar que a menopausa e o climatério são aliados que merecem ser acolhidos como parte integrante do que é ser mulher. Não é o fim e sim um prolongamento, onde a mulher pode incorporar novas estratégias de viver e ver o mundo.

  • Ao perceber os primeiros sintomas busque ajuda ginecológica, o médico(a) fará a anamnese necessária para o correto diagnóstico bem como os exames, medicações e encaminhamentos necessários para cada caso
  • Converse com o(a) parceiro(a), familiares e amigos sobre a sua situação. O carinho, a compreensão e a atenção daqueles com quem convivemos nos fortalece
  • Quando a dor de estar passando por essa situação estiver causando angústia e prejuízo nas relações, busque ajuda psicológica, uma escuta qualificada pode ser uma grande ferramenta para entender as afetações do processo
  • Nunca é demais reforçar que sempre é benéfico ter uma boa qualidade de sono, praticar atividade física, uma boa alimentação, manter o autocuidado e desfrutar de momentos de lazer

Boas reflexões!

Eliana Nonaka (toque para conectar no Facebook)

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

WhatsApp - Facebook

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Whey protein: tipos e marcas de que auxiliarão no treino para emagrecimento

Publicado em 1 de abril de 2023, em Nutricionista Silvia Tsutsumi

Os tipos e marcas de Whey Protein mais adequados para quem treina e deseja o emagrecimento.

Imagem ilustrativa

O whey protein pode ser uma boa escolha para quem busca emagrecimento, já que é uma fonte de proteína de alta qualidade e baixa em gorduras e carboidratos. Além disso, a proteína pode ajudar a promover a saciedade e aumentar o gasto energético do corpo.

Publicidade

Ao escolher um whey protein para ajudar com a perda de peso, procure uma fórmula que seja baixa em calorias, como os isolados e hidrolisados e feitos com adoçantes. Também pode ser útil escolher uma opção que contenha adicionais que ajudam na perda de peso, como a fibra ou o chá verde, livre de glúten e lactose.

A sugestão seria utilizar marcas vendidas no Japão que possuem a característica sugar, glúten e lactose free, fibra, chá e proteínas hidrolisadas e isoladas.

Mas atenção: antes de comprar leia atentamente o rótulo para saber quais informações são do seu interesse. Abaixo alguns exemplos para auxiliar em sua pesquisa, use como base para escolher o produto adequado para seu programa. Veja atentamente as características e componentes nutricionais.

Considerações importantes

Lembre-se de que a chave para a perda de peso bem sucedida é manter uma dieta saudável e equilibrada, exercitar-se regularmente e buscar o suporte de uma nutricionista qualificada. O whey protein pode ser uma ferramenta útil para ajudar com esses objetivos, mas não é um substituto para uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo.

Veja também: Dicas de emagrecimento para biotipos diferentes

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada.

Nutricionista Silvia Tsutsumi (toque para conectar no Facebook) (toque para conectar no Instagram)

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!