A União Europeia – UE aprovou pela 1ª vez a exportação de vacinas contra Covid-19 ao Japão, revelou um oficial do bloco.
A UE introduziu restrições de exportações sobre vacinas no fim de janeiro, levantando questões de que o fornecimento ao Japão sofreria atraso, mas isso não deve implicar um grande impacto na meta do país de começar a vacinações em meados deste mês.
Acredita-se que o produto aprovado seja a vacina da Pfizer-BioNTech produzida na Bélgica.
Em 29 de janeiro, a Comissão Europeia, o órgão executivo da UE, determinou que as vacinas produzidas na união sejam declaradas e aprovadas antes de serem exportadas para fora do bloco.
Se as vacinas a serem exportadas ao Japão forem julgadas aquelas que deveriam ser distribuídas na UE, há uma possibilidade de que a exportação seja bloqueada.
Vacinas produzidas na Europa pela farmacêutica Pfizer e pela firma de biotecnologia dos EUA Moderna devem ser fornecidas a outros países, incluindo o Japão.
Quando o Ministro das Relações Exteriores Toshimitsu Motegi falou com o vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovski via videoconferência em 1º de fevereiro, ele pediu que o fornecimento de vacinas ao Japão não seja dificultado.
Fonte: Yomiuri