Uma startup japonesa vai instalar mil pontos de recarga rápida para veículos elétricos em Tóquio, mais do que o número de postos de gasolina, nos próximos 18 meses, disse a companhia na terça-feira (26), parte de um esforço de crescimento para aumentar infraestrutura de recarga no país.
O plano da Terra Motors, sediada em Tóquio, levaria o número total de estações de recarga rápida na capital para cerca de 1,5 mil. Desde o fim de março, há cerca de 900 postos de gasolina na metrópole.
Os pontos de abastecimento da Terra serão equipados com carregadores ultrarrápidos de 150 kilowatts. Primeiro, a companhia vai instalá-los nas lojas da rede de produtos eletrônicos Kojima, com planos de expandir eventualmente para estacionamentos de Correios, farmácias e supermercados.
“É importante instalar pontos de recarga perto das casas das pessoas, em lugares que elas vão como parte de suas rotinas diárias”, disse o chefe de operações da Terra, Kosuke Nakagawa.
O custo será de mais de ¥10 bilhões para instalar mil pontos de recarga.
Havia 30.287 pontos de recarga para VEs em todo o Japão desde o fim de agosto, incluindo 9.237 de recarga rápida, de acordo com a companhia de mapeamento Zenrin.
A Tesla, BYD e outras montadoras estão avançando no Japão, incluindo através de modelos de VEs de pequeno porte adequados para as ruas estreitas do país.
Fonte: Asia Nikkei