Parlamentar japonês é exonerado da câmara pela primeira vez em 72 anos

O parlamentar japonês GaaSyy, eleito em julho do ano passado, nunca compareceu a uma sessão plenária, por isso, a votação definiu seu destino: perdeu o cargo político.

Casa dos Conselheiros em sessão plenária na quarta-feira (FNN) e foto do japonês GaaSyy que foi exonerado (Wikipedia)

A Casa dos Conselheiros do Japão – parecido com a Câmara dos Deputados do Brasil – decidiu em votação concluída às 15h de quarta-feira (15), a exoneração do parlamentar GaaSyy (Yoshikazu Higashitani), excluindo seu nome da lista dos conselheiros. 

Publicidade

Ele foi eleito em julho do ano passado pelo 48.º Partido das Mulheres Políticas (政治家女子48党) mas nunca compareceu a nenhuma sessão plenária, pois está no exterior e teria argumentado que “é porque estou sendo investigado pela polícia por suspeita de fraude e posso ser preso se voltar ao Japão”. 

Esta é a primeira vez que um membro do parlamento foi exonerado do cargo político desde 1951, portanto, 72 anos, e a terceira da história do Japão.

Dos 236 parlamentares que compareceram à sessão plenária, houve somente 1 voto contra, de uma do mesmo partido. 

O valor total dos pagamentos, como salários e subsídios chegou a 20,13 milhões de ienes, segundo informações da Casa dos Conselheiros. Como o pagamento relativo ao mês de março já foi efetuado, GaaSyy receberá uma fatura para devolver 680 mil ienes, relativos aos dias a partir de 15, quando foi decidida pela sua expulsão.

Antes de ser eleito, GaaSyy foi um YouTuber famoso e também empreendedor. 

Fontes: NHK e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Massivo corredor de neve na Rota Alpina Kurobe Tateyama abrirá nesta primavera

Publicado em 15 de março de 2023, em Artigos de Turismo

Com paredões de até 20 metros de altura, essa atração na província de Toyama realizará um festival da neve de 2 meses para sua abertura em 2023.

Turistas no corredor de neve Yuki no Otani em 2019 (banco de imagens)

Enquanto a primavera tenha chegado a Tóquio e as cerejeiras da cidade estão começando a florescer, outras partes do Japão ainda estão cobertas de neve.

Publicidade

A Rota Alpina Tateyama Kurobe, que conecta as províncias de Toyama e Nagano, realizará seu festival anual Yuki no Otani (Festival do Corredor da Neve) a partir de 15 de abril de 2023.

O corredor de neve é um trecho de 500 metros ao longo da Rota Alpina Tateyama Kurobe perto da Planície Murodo.

A trilha é alinhada por paredões de neve de até 20 metros de altura. Com uma altitude máxima de 2.450 metros, a área é coberta por neve pesada durante todo o inverno.

Na primavera, a estrada é finalmente aberta quando o limpa-neves entra em ação, resultando nesses paredões massivos. Uma parte da estrada é aberta para pedestres admirarem o paraíso gelado.

Paralela ao corredor de neve está a Panorama Road, que oferece uma experiência de neve diferente. Aberta diariamente entre 15 de abril e 7 de maio das 10h às 15h, a via oferece vistas deslumbrantes da cadeia de montanhas Tateyama.

O festival Yuki no Otani ocorre diariamente de 15 de abril a 25 de junho de 2023 das 9h30 às
às 15h. Para chegar lá, pegue o cable car Tateyama que parte da estação de Tateyama na província de Toyama e desça na estação Bijodaira. De lá, ainda há uma outra viagem de 50 minutos para Tateyama Murodo a bordo do Tateyama Highland Bus.

Tocando aqui você pode ver uma matéria sobre como conhecer a rota alpina do Japão.

Para mais informações, acesse o site do festival.

Fonte: Time Out

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!