Casal morre após comer baiacu na Malásia

O casal de idosos, na faixa dos 80 anos, comprou inadvertidamente pelo menos dois baiacus de um vendedor online em 25 de março.

Baiacus à venda em mercado de rua na cidade de Kota Kinabalu, na Malásia (ilustrativa/banco de imagens)

Um homem e uma mulher idosos morreram após comerem baiacu na Malásia, levando a um apelo da filha do casal por leis mais rígidas para evitar que outros tenham o mesmo destino.

Publicidade

Ng Chuan Sing e sua esposa, Lim Siew Guan, ambos na faixa dos 80 anos, compraram inadvertidamente pelo menos dois baiacus de um vendedor online em 25 de março, disseram autoridades no estado de Johor, no sul da Malásia.

No mesmo dia, Lim fritou o peixe para o almoço e começou a apresentar “dificuldades para respirar e tremores”, disseram autoridades. Uma hora após comer a refeição, seu marido também começou a apresentar sintomas similares, acrescentaram.

O casal foi levado às pressas para o hospital e internados na unidade de terapia intensiva. Lim teve a morte confirmada às 19h, hora local.

Ng ficou em coma por 8 dias, mas sua condição piorou e ele morreu na manhã de sábado (8), disse a filha do casal, Ng Ai Lee, a qual exigiu prestação de contas pela morte de seus pais e por leis mais rigorosas na Malásia, onde pelo menos 30 espécies de baiacu são comumente encontradas.

Apesar dos perigos, baiacus são vendidos em muitos “mercados molhados” na Malásia.

Comumente denominado como “fugu” (termo japonês para baiacu em japonês), a carne desse peixe é apreciada como uma iguaria cara, apesar de conter veneno mortal.

Os órgãos, assim como a pele, sangue e espinhos do peixe, contêm altas concentrações de veneno mortal conhecido como tetrodoxina. A ingestão pode causar rápido formigamento em torno da boca e tontura, os quais podem ser seguidos por convulsões, paralisia respiratória e morte, dizem especialistas.

Ele é comumente servido em restaurantes de luxo de Tóquio como sashimi, mas também ganhou popularidade em países como a Coreia do Sul e Singapura.

Sob a lei japonesa, chefs devem passar por aprendizado extenso de até 3 anos antes de receberem uma licença e terem permissão para manusear e preparar o peixe para consumo.

Não há antídoto para o veneno do peixe.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Norte: líder pede expansão da dissuasão de guerra de maneira mais ‘ofensiva’

Publicado em 11 de abril de 2023, em Ásia

Segundo a mídia estatal, o líder norte-coreano confirma ‘plano de ataque’ e mostra postura mais forte de confronto com a Coreia do Sul e Estados Unidos.

Foto de capa do Rodong Sinmun mostra Kim Jong-un apontando o dedo para a Coreia do Sul (reprodução da NHK)

Uma reunião da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, com a participação do líder do PT Kim Jong-un, também Líder Supremo do país, na segunda-feira (10), foi noticiada no Rodong Sinmun.

Publicidade

Segundo a matéria, ele confirmou o “plano de operação ofensiva” depois de enfatizar a necessidade de expandir sua dissuasão de guerra de maneira mais prática e agressiva e operá-la com eficácia.

Na terça-feira (11) se comemora o 11.º ano da posse de Kim Jong-un como líder do partido. Fortaleceu ainda mais sua atitude de confronto contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

Diante da situação cada vez mais grave na Península Coreana, eles discutiram importantes questões militares para aperfeiçoar as capacidades de defesa e prontidão para a guerra do país.

As fotos divulgadas mostram Kim Jong-un conversando com altos oficiais militares enquanto aponta para um mapa que parece ser a Península Coreana.

A respeito disso, a agência de notícias sul-coreana Yonhap escreveu que na foto divulgada, Kim está apontando para a área ao redor da base militar dos EUA em Pyeongtaek, a 65 quilômetros de Seul, segundo alguns observadores.

A Coreia do Norte tem intensificado os esforços para desenvolver vários mísseis de curto alcance capazes de transportar ogivas nucleares táticas, visando a vizinha do Sul, que chama de “inimigo indubitável”.

Fontes: NHK e Yonhap News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!