Uma equipe de pesquisadores no oeste do Japão está determinada a iniciar ensaios clínicos no próximo mês para desenvolver medicamento que ajuda os dentes crescerem.
Os pesquisadores, incluindo do Hospital Kitano e do Hospital Universitário de Quioto, conduzirão ensaios para medicina de dentição, destinada a tratar pessoas com anodontia congênita que nascem com poucos dentes.
Para verificar sua segurança, o medicamento experimental será primeiro administrado em homens adultos que perderam os dentes do fundo, antes de ser testado em crianças com anodontia congênita.
A equipe visa colocar o tratamento em uso prático em 2030.
Dizem que cerca de 1 em 100 pessoas sofrem anodontia congênita, enquanto 1 em cada mil têm uma predisposição genética que as deixa sem 6 dentes ou mais.
Não há tratamento fundamental para o distúrbio e crianças que sofrem com isso precisam ter nova dentadura repetidamente feita para encaixá-la enquanto crescem.
Após descobrir uma proteína, conhecida como USAG-1, que suprime o crescimento dos dentes, o grupo de pesquisas desenvolveu um medicamento que inibe a função da proteína.
Descobriu-se que dentes cresceram em ratos e cães com anodontia congênita ao receberem o medicamento.
Fonte: Nippon