Você sabe o que é TDAH?

A psicóloga Eliana explica sobre TDAH e traz conselhos importantes.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – imagem ilustrativa

Você já deve ter ouvido em alguns ambientes como escolas, parques e até mesmo no ambiente familiar, as pessoas se referirem a determinados indivíduos pelo seu comportamento enérgico, por não ficarem quietos e não fixarem a sua atenção nas atividades, que aquele ou aquela pode ser hiperativo.  Para alguns essa agitação pode parecer engraçada, mas para outras pessoas esses mesmos comportamentos podem ser considerados exagerados e inadequados.

Publicidade

Mas então, como conseguir distinguir os sintomas relacionados a uma simples manifestação do desenvolvimento saudável, de um transtorno?

O TDAH é um Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. É um transtorno neurobiológico (células do nosso sistema nervoso), que tem como características a desatenção extrema, desorganização, comportamentos impulsivos, inquietude, pessoa que conversa sem parar, entre outros. De acordo com o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), esse transtorno tem início na infância, ocorrendo na maioria das culturas em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos. Mais frequente no sexo masculino, na proporção de 2 casos para 1.

O TDAH costuma ser diagnosticado a partir dos 4 anos de idade, onde a desatenção vai ficando mais evidente e prejudicial. É possível perceber que a criança não consegue focar nas atividades, se distrai com muita facilidade, tudo para ele é estimulo e somada a hiperatividade, acaba por ter um rendimento escolar abaixo do considerado satisfatório.

TDAH na adolescência e em adultos

Com o passar dos anos chegando a fase da adolescência, o transtorno vai ficando relativamente estável mas  alguns indivíduos tem uma probabilidade maior de desenvolver transtorno de conduta, e na vida adulta, transtorno antissocial. Uso de drogas, prisões, brigas, acidentes, violações de regras, relações familiares conturbadas e interações negativas, são algumas das características apresentadas por esses indivíduos não tratados corretamente. Podemos também citar, que no início da vida adulta, o TDAH está associado a um risco aumentado de tentativas de suicídio. (DSM-5 Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 2014).

Cabe aqui esclarecermos que, o indivíduo apresentar um ou outro sintoma citado acima, não significa que ele tenha TDAH, mas uma vez detectado alguns deles e os mesmos persistirem por mais de 6 meses, provocando assim um prejuízo de rendimento e afetando a qualidade de vida do indivíduo, é indicado buscar a ajuda especializada como um  neurologista ou um psiquiatra , pois esses poderão através de uma investigação criteriosa atestar ou não o TDAH e indicar o tratamento especifico.

A ação conjunta entre essas especialidades e a Psicologia também é importante, pois através da soma dos esforços, o tratamento psicológico poderá auxiliar o paciente em uma nova rotina de atividades, em um novo modo de conviver com suas limitações e potencialidades, sempre buscando uma maior e melhor qualidade de vida e novas significações.

(DSM-5 Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 2014).

Se houver alguma dúvida sobre o tema, entre em contato com a autora.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online. Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp), Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104 ou pelo Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Balmuda lança smartphone com 5G

Publicado em 17 de novembro de 2021, em Lançamentos

Com design estiloso, menor do que os modelos do mercado e SIM free, uma das 3 maiores operadoras já começou a vendê-lo.

Design estiloso e tamanho pequeno (divulgação)

Quando se fala em tostadeira estilosa o que vem à mente é a marca Balmuda. Além desse eletrodoméstico, a marca tem outros produtos como cafeteira e aspirador de pó. 

Publicidade

Mas, é a primeira vez que a fabricante japonesa de artigos estilizados lança um smartphone. E é igualmente estiloso, agradável para quem quer um menor do que os disponíveis de outras marcas e com apps próprios, muito fáceis de usar.

É um diferencial entre os modelos da Apple e da Samsung, os mais populares no Japão. “Os designs dos smartphones se tornaram mais padronizados e agora todo mundo usa um aparelho semelhante”, disse o CEO da Balmuda, Gen Terao, a repórteres na terça-feira. “Queríamos fazer algo diferente optando por um design menor e curvo.”

Android e apps próprios

O Balmuda Phone é compatível com 5G e vem com apps próprios de calendário, memo, celular, relógio e câmera projetados para oferecer uma experiência mais suave ao usuário. A empresa pretende expandir a linha com seus próprios aplicativos no futuro.

Design arredondado, fácil de segurar e apps próprios na plataforma Android (divulgação)

“A maioria dos fabricantes de smartphones confia no Google para obter software e não lança seu próprio software fora dos aplicativos de câmera”, disse Terao em uma entrevista separada ao Nikkei. “A Apple é a única que está desenvolvendo ativamente seus próprios aplicativos, no que me diz respeito, e acho que há muito espaço para melhorar a experiência do usuário do smartphone.”

Já na Softbank

O dispositivo foi desenhado pela Balmuda e fabricado pela Kyocera. Pode ser comprado sem o cartão SIM por 104.800 ienes, através da operadora Softbank, a partir de quarta-feira (17).

Em uma simulação rápida para quem já é usuário da Softbank e quer mudar de aparelho, de 128GB, cor preta e parcelado em 48 vezes, com plano ilimitado para o tráfego de dados e opção para falar muito ao telefone, a assinatura mensal sai por 9.218 ienes.

É mais uma opção para quem deseja um smartphone pequeno (4,9 polegadas ou 12,4cm), veloz, estiloso e funcional, nas cores branco e preto.

Fontes: divulgação, Nikkei, Engadget e NNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros