Você sabe o que é TDAH?

A psicóloga Eliana explica sobre TDAH e traz conselhos importantes.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – imagem ilustrativa

Você já deve ter ouvido em alguns ambientes como escolas, parques e até mesmo no ambiente familiar, as pessoas se referirem a determinados indivíduos pelo seu comportamento enérgico, por não ficarem quietos e não fixarem a sua atenção nas atividades, que aquele ou aquela pode ser hiperativo.  Para alguns essa agitação pode parecer engraçada, mas para outras pessoas esses mesmos comportamentos podem ser considerados exagerados e inadequados.

Mas então, como conseguir distinguir os sintomas relacionados a uma simples manifestação do desenvolvimento saudável, de um transtorno?

O TDAH é um Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. É um transtorno neurobiológico (células do nosso sistema nervoso), que tem como características a desatenção extrema, desorganização, comportamentos impulsivos, inquietude, pessoa que conversa sem parar, entre outros. De acordo com o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), esse transtorno tem início na infância, ocorrendo na maioria das culturas em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos. Mais frequente no sexo masculino, na proporção de 2 casos para 1.

O TDAH costuma ser diagnosticado a partir dos 4 anos de idade, onde a desatenção vai ficando mais evidente e prejudicial. É possível perceber que a criança não consegue focar nas atividades, se distrai com muita facilidade, tudo para ele é estimulo e somada a hiperatividade, acaba por ter um rendimento escolar abaixo do considerado satisfatório.

Artigos relacionados...

TDAH na adolescência e em adultos

Com o passar dos anos chegando a fase da adolescência, o transtorno vai ficando relativamente estável mas  alguns indivíduos tem uma probabilidade maior de desenvolver transtorno de conduta, e na vida adulta, transtorno antissocial. Uso de drogas, prisões, brigas, acidentes, violações de regras, relações familiares conturbadas e interações negativas, são algumas das características apresentadas por esses indivíduos não tratados corretamente. Podemos também citar, que no início da vida adulta, o TDAH está associado a um risco aumentado de tentativas de suicídio. (DSM-5 Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 2014).

Cabe aqui esclarecermos que, o indivíduo apresentar um ou outro sintoma citado acima, não significa que ele tenha TDAH, mas uma vez detectado alguns deles e os mesmos persistirem por mais de 6 meses, provocando assim um prejuízo de rendimento e afetando a qualidade de vida do indivíduo, é indicado buscar a ajuda especializada como um  neurologista ou um psiquiatra , pois esses poderão através de uma investigação criteriosa atestar ou não o TDAH e indicar o tratamento especifico.

A ação conjunta entre essas especialidades e a Psicologia também é importante, pois através da soma dos esforços, o tratamento psicológico poderá auxiliar o paciente em uma nova rotina de atividades, em um novo modo de conviver com suas limitações e potencialidades, sempre buscando uma maior e melhor qualidade de vida e novas significações.

(DSM-5 Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 2014).

Se houver alguma dúvida sobre o tema, entre em contato com a autora.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online. Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590, Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104 ou pelo Instagram: @seusaudavel_psico

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

Balmuda lança smartphone com 5G

Publicado em 17 de novembro de 2021, em Lançamentos

Com design estiloso, menor do que os modelos do mercado e SIM free, uma das 3 maiores operadoras já começou a vendê-lo.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Design estiloso e tamanho pequeno (divulgação)

Quando se fala em tostadeira estilosa o que vem à mente é a marca Balmuda. Além desse eletrodoméstico, a marca tem outros produtos como cafeteira e aspirador de pó. 

Mas, é a primeira vez que a fabricante japonesa de artigos estilizados lança um smartphone. E é igualmente estiloso, agradável para quem quer um menor do que os disponíveis de outras marcas e com apps próprios, muito fáceis de usar.

É um diferencial entre os modelos da Apple e da Samsung, os mais populares no Japão. “Os designs dos smartphones se tornaram mais padronizados e agora todo mundo usa um aparelho semelhante”, disse o CEO da Balmuda, Gen Terao, a repórteres na terça-feira. “Queríamos fazer algo diferente optando por um design menor e curvo.”

Android e apps próprios

O Balmuda Phone é compatível com 5G e vem com apps próprios de calendário, memo, celular, relógio e câmera projetados para oferecer uma experiência mais suave ao usuário. A empresa pretende expandir a linha com seus próprios aplicativos no futuro.

Artigos relacionados...

Design arredondado, fácil de segurar e apps próprios na plataforma Android (divulgação)

“A maioria dos fabricantes de smartphones confia no Google para obter software e não lança seu próprio software fora dos aplicativos de câmera”, disse Terao em uma entrevista separada ao Nikkei. “A Apple é a única que está desenvolvendo ativamente seus próprios aplicativos, no que me diz respeito, e acho que há muito espaço para melhorar a experiência do usuário do smartphone.”

Já na Softbank

O dispositivo foi desenhado pela Balmuda e fabricado pela Kyocera. Pode ser comprado sem o cartão SIM por 104.800 ienes, através da operadora Softbank, a partir de quarta-feira (17).

Em uma simulação rápida para quem já é usuário da Softbank e quer mudar de aparelho, de 128GB, cor preta e parcelado em 48 vezes, com plano ilimitado para o tráfego de dados e opção para falar muito ao telefone, a assinatura mensal sai por 9.218 ienes.

É mais uma opção para quem deseja um smartphone pequeno (4,9 polegadas ou 12,4cm), veloz, estiloso e funcional, nas cores branco e preto.

Fontes: divulgação, Nikkei, Engadget e NNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken
Kumon - aprenda japonês e tenha oportunidades