Vladimir Putin acusou a Otan de forçá-lo à guerra contra a Ucrânia no tão esperado desfile do Dia da Vitória.
O presidente russo afirmou que a aliança estava “buscando ativamente” o território do Kremlin, enquanto ele falava para a multidão na Praça Vermelha de Moscou.
Em seu discurso, ele traçou paralelos entre a luta do Exército Vermelho contra tropas nazistas e as ações das forças russas na Ucrânia.
“A Otan está buscando ativamente nosso território. Isso é absolutamente inaceitável para nós”, disse ele. “Estamos falando sobre neonazistas na Ucrânia com os quais os EUA e seus parceiros estão trabalhando”.
“A Ucrânia está recebendo as armas mais modernas da Otan. A decisão para essa operação militar foi forçada e foi a única decisão correta”.
Após 10 semanas de luta brutal na Ucrânia, Putin disse que ele “se curvou” para seus soldados por “lutarem pelo país”.
O Dia da Vitória, 9 de maio, que era para celebrar a vitória sobre a Alemanha nazista em 1945, é um dos dias mais importantes no calendário russo.
Havia temores de que Putin, que chama a invasão à Ucrânia de “operação militar especial”, anunciaria guerra total, permitindo a ele convocar conscritos, mas não avançou.
“Glory to our armed forces, hooray to Russia”
Troops in Red Square cheer Russian President Vladimir Putin during the Moscow Victory Day Parade, Russia’s national anthem is played while cannons are firedhttps://t.co/kFcGP8DPxD pic.twitter.com/BvDFxzAIa4
— BBC News (World) (@BBCWorld) May 9, 2022
Fonte: Metro UK