O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan (MND) informou na quinta-feira (4) sobre uma série de mísseis lançados pela China.
Segundo a informação, a partir das 13h56, horário Taipei (14h56 no horário Tóquio), vários mísseis da China foram lançados nas direções nordeste e sudoeste da costa do país.
O governo chinês Xi Jinping, em reação à visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, está realizando exercícios militares com disparos reais em seis áreas marítimas ao redor de Taiwan. Começaram por volta do meio-dia de quinta-feira e deverão seguir até domingo (7).
Existe a possibilidade de que o treinamento de lançamento de mísseis antinavio seja realizado presumindo que os navios militares dos EUA se aproximarão no caso de uma emergência em Taiwan.
O porta-aviões nuclear Ronald Reagan, dos EUA, mais outros 3 navios militares, estão nas águas próximas a Okinawa, perto de Taiwan, cautelosos com os movimentos da China.
De acordo com o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan, os militares taiwaneses estão usando um sistema de alerta antecipado para compreender os lançamentos da China e fortalecer a prontidão para o combate. “É um ato irracional que mina a estabilidade da região”, disse um porta-voz do ministério.
Fontes: Yomiuri e NHK