Um “novo vírus” chamado de gripe de tomate foi reportado em Kerala, na Índia.
De acordo com um artigo no Lancet Respiratory Medicine, o primeiro caso da doença misteriosa foi relatado em 6 de maio. Houve mais de 80 casos, com a doença se espalhando para outras partes da Índia.
A maioria dos infectados são crianças menores de 5 anos, com sintomas incluindo febre alta, dores intensas nas juntas e erupção cutânea. As crianças também sofreram erupção cutânea com bolhas doloridas e vermelhas que ficaram do tamanho de um tomate, por isso o nome.
Embora as crianças se sintam mal, não há relatos de doença grave ou morte até agora. Parece que todas estão se recuperando.
Médicos que trataram as crianças não sabiam ao certo o que estava causando essa doença. A temperatura e dores podiam ser devido a várias infecções. Eles especularam que poderiam ser resultado de certos vírus exóticos que são transmitidos por mosquitos, como dengue e chikungunya, ou até varíola dos macacos.
Eles acreditavam que talvez o formato incomum de tomate de erupções na pele podia estar ocorrendo porque as crianças estão reagindo de forma diferente a infecções após elas terem contraído covid-19.
Mistério resolvido
Cientistas vêm testando amostras coletadas de crianças que tiveram gripe do tomate para tentar identificar a causa da doença.
Duas crianças no Reino Unido que apresentaram sintomas suspeitos de gripe de tomate após retornarem de férias em família de Kerala foram testadas. Resultados de laboratório revelaram que elas estavam infectadas com um enterovírus chamado coxsackie A16.
O coxsackie A16 causa a doença mão-pé-boca, chamada assim porque o paciente tem bolhas nas palmas das mãos, solas dos pés e na boca.
Então parece que a gripe do tomate é na verdade a doença mão-pé-boca. Não é um tipo de influenza, não tem nada a ver com tomates e não é um novo vírus.
Como muitas infecções na infância, ela é muito contagiosa e pode se espalhar através do contato com fezes e fluidos corporais.
Fonte: The Conversation