Um vídeo falso do primeiro-ministro Fumio Kishida fazendo declarações vulgares em um programa de TV viralizou na mídia social antes de seu criador deletar as cenas, o qual ele disse ter feito por diversão.
A Nippon Television Network (NTV), cujo logo foi usado, alertou os espectadores sobre o conteúdo.
O vídeo, que aparentemente foi criado usando inteligência artificial generativa e mostrou Kishida falando com a câmera, tinha o rosto do primeiro-ministro superdimensionado em uma pessoa usando um terno.
O logo do programa de notícias “Nippon TV News 24” da NTV foi usado nas cenas e simulado que estava sendo transmitido ao vivo.
“É imperdoável que a transmissão e logo do programa tenham sido usados indevidamente no vídeo fake”, disse a NTV em um programa posterior.
O vídeo apareceu em plataformas da mídia social como X, o antigo Twitter.
Seu criador de 25 anos disse ao jornal Asahi, “Não tive intenção de insultar ou atacar o primeiro-ministro, mas usei a imagem dele como um ícone de celebridade”.
O homem, que mora na província de Osaka, disse que fez o vídeo em menos de 1 hora usando uma ferramenta livre.
Ele afirmou que havia deletado as cenas.
O homem disse que criava e publicava vídeos com frequência destacando políticos, celebridades e personagens de anime como hobby.
VIDEO! Fake video of PM Kishida’s voice spread…made to look like a news screen
A video is spreading that exploits the voice of Prime Minister Kishida on top of pretending to be a NTV news program.動画!岸田首相の声のフェイク動画拡散…ニュース画面に見せかけ
日テレニュース番組 pic.twitter.com/2DSdn9I4of— worldwalker (@worldwalker_now) November 3, 2023
Fonte: Asahi