Surto de eritema infeccioso em Kanto: 3 vezes mais que no ano passado

Com sintomas parecidos com o da gripe o número de pacientes com eritema infeccioso triplicou em relação ao ano anterior, em Kanto e Tohoku.

Surto de eritema infeccioso (cedida)

As crianças ficam com as bochechas vermelhas e apresentam sintomas parecidos com o da gripe, por isso, no Japão é chamada popularmente de リンゴ病, lê-se ringo-byo, relacionando à cor da maçã.

Publicidade

Os adultos têm dores nas articulações e podem ficar com manchas vermelhas pelo corpo. Trata-se da doença chamada eritema infeccioso, provocada por um vírus chamado Parvovírus B19. Também pode ser chamada de quinta moléstia ou síndrome da face esbofeteada.

Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, em 3 meses – de outubro a dezembro do ano passado – o número de pacientes somou mais de 26,4 mil pessoas. A estatística foi levantada em 3 mil instituições médicas e constatou-se que esse número é 9 vezes maior do que no mesmo período do ano passado.

Os surtos ocorreram especialmente em Tóquio, Niigata, Miyagi e Yamanashi. O instituto informou que em Tóquio, Niigata e Miyagi o número de infectados ultrapassou o nível de alerta.

A grande preocupação é no caso das gestantes. O instituto recomenda que se há suspeita é para procurar imediatamente o médico com quem se consulta.

Para evitar o contágio

É transmitida através de contato, seja pela respiração, tosse ou espirro, afetando principalmente as crianças. No quadro de sintomas nas crianças são observados febre baixa, garganta inflamada, erupções vermelhas na pele (rosto, braços e pernas), coceira, dor de cabeça e fadiga.

Como não há vacina a recomendação é evitar o contágio lavando bem as mãos sempre.

No período de incubação do vírus, cerca de 14 dias, o paciente pode disseminar a doença, por isso é recomendado o uso de máscara. Após o aparecimento das erupções não há mais risco de contágio.

Ao perceber os sintomas a recomendação é de procurar uma clínica ou hospital. As especialidades podem ser de medicina interna (naika), dermatologista (hifuka) e no caso da criança a pediatria (shonika).

Para ler outras matérias relacionadas ao cotidiano toque aqui e selecione.

Fontes: NHK e Kansensho

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Era Heisei termina em menos de 100 dias

Publicado em 22 de janeiro de 2019, em Sociedade

Várias lojas estão vendendo produtos para marcar o término era Heisei, que teve início em 8 de janeiro de 1989.

O imperador Akihito abdicará em 30 de abril e uma nova terá início quando o príncipe herdeiro Naruhito ascender ao trono em 1º de maio (Wikimedia/State Department photo by William Ng)

Com menos de 100 dias até o fim da atual era Heisei, o entendimento da mudança está se espalhando no Japão.

Publicidade

A era Heisei se encerrará com a abdicação do imperador Akihito em 30 de abril e uma nova terá início quando o príncipe herdeiro Naruhito ascender ao trono em 1º de maio.

Na estação de Tóquio, manjus estão chamando atenção, com as vendas diárias chegando a mais de 100 caixas. Em cada caixa há um cartão que inclui frases como “Obrigado, Manju Heisei”.

Uma loja no distrito de Shinjuku (Tóquio) instalou um balcão especial para produtos Heisei.

Pastas de plástico do tamanho A4 são particularmente populares. Os caracteres para “Heisei” estão escritos na frente, com os grandes eventos dos últimos 30 anos, como a queda do Muro de Berlim em 1989, destacado na parte de trás.

Cerca de 50 produtos relacionados estão à venda.

Em muitos sites que fazem a contagem regressiva para o fim da era Heisei, o número 100 mudou para 99 na segunda-feira (21).

Algumas pessoas no movimentado distrito de Shinjuku compartilharam seus pensamentos sobre o fim da era Heisei.

Um jovem de 21 anos disse que está triste em pensar que a era de seu nascimento está se encerrando.

Uma funcionária de creche, de 24 anos, disse que está ansiosa pela primeira mudança de era de sua vida e que estará animada em receber crianças nascidas em uma nova era no estabelecimento onde trabalha.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!