Mpox ‘não é nova Covid’ e a doença pode ser contida, diz especialista da OMS

A mpox ‘não é nova Covid’ e o risco para a população geral é baixo, de acordo com o diretor regional da OMS para a Europa.

A OMS declarou a mpox como uma emergência de saúde pública internacional pela segunda vez em 2 anos (banco de imagens)

A mpox “não é nova Covid” e o risco para a população em geral é baixo, de acordo com o diretor regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicidade

Em uma declaração publicada na terça-feira (20), o Dr. Hans Kluge rejeitou comparações entre a mpox e a pandemia de coronavírus.

“Podemos, e devemos, combater a mpox juntos – por todas as regiões e continentes”, disse Kluge.

“Escolheremos colocar os sistemas em vigor para controlar e eliminar a mpox globalmente ou entraremos em um outro ciclo de pânico e então negligência?”, acrescentou ele.

“A maneira que respondemos agora, e nos anos que virão, provará ser um teste crítico para a Europa – e o mundo”.

A OMS declarou recentemente a mpox como uma emergência de saúde pública global pela segunda vez em 2 anos. Ela seguiu um surto da doença na República Democrática do Congo (RDC) que se espalhou para países africanos vizinhos.

Antigamente conhecida como varíola dos macacos, a mpox é uma infecção viral que se espalha através de contato próximo e é mais comumente encontrada na África Central ou Ocidental.

Ela é classificada em 2 cepas virais distintas, ou clados.

A clado I, que é endêmica na África Central, é conhecida por causar doença mais grave e morte.

Alguns surtos mataram até 10% das pessoas que contraíram a doença, embora surtos mais recentes tenham tido taxas de óbitos menores, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Endêmica na África Ocidental, a clado II é o grupo viral que causou o surto global de mpox em 2022.

Sabe-se que as infecções pela clado II são menos graves, com o CDC dizendo que mais de 99.9% das pessoas sobrevivem a essa cepa.

Em 15 de agosto a Suécia se tornou o primeiro país fora da África a registrar um caso da variante clado I da mpox no centro do surto mais recente.

Fonte: CNBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Morre a mulher mais velha do mundo com 117 anos, e a japonesa passa a ser a mais longeva

Publicado em 21 de agosto de 2024, em Notícias do Mundo

Maria faleceu aos 117 anos, assim, a japonesa um ano mais nova se torna a mais longeva do mundo.

Maria Branyas na casa de repouso (Catalan News via FNN)

Maria Branyas, a mulher mais velha do mundo, faleceu na segunda-feira (19) aos 117 anos.

Publicidade

A catalã, nascida em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, em 4 de março de 1907, vivia na casa de repouso Santa Maria del Tura, na cidade de Olot, no norte da Catalunha, Espanha, nas últimas duas décadas.

No mês passado, Maria se tornou a 8.ª pessoa mais longeva da história, de acordo com o Gerontology Research Group (GRG), que supervisiona a lista de pessoas mais velhas do Guinness.

Se tornou a pessoa mais longeva do mundo em 17 de janeiro de 2023, quando a francesa Luciple Randon faleceu, aos 118 anos.

Quando sua mãe decidiu retornar à Catalunha com sua família, incluindo Maria, de 7 anos, o mundo estava em guerra. Era 1914, e em uma entrevista ao Catalan News em 2019, ela ainda se lembrava de sua longa viagem de navio.

Maria se lembrou das duas guerras mundiais: “Elas foram muito prejudiciais na Europa, mas também trouxeram alguns avanços”.

Ela também tinha memórias frescas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). “Tenho memórias muito ruins dela, algumas pessoas se levantaram e começaram a cometer atrocidades quando ninguém estava falando sobre isso.”

Muitos anos depois, em maio de 2020, Maria se tornou a pessoa mais velha conhecida a sobreviver à Covid-19 aos 113 anos. 

Com o falecimento de Maria, a japonesa 糸岡富子 (Tomiko Itooka), residente em Ashiya (Hyogo), se torna a mulher mais longeva do mundo, com seus 116 anos.

Fontes: FNN e Calatan News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão