A Nissan disse na segunda-feira (25) que lançará 30 modelos de veículos nos próximos 3 anos e visa aumentar as vendas globais em 1 milhão de veículos enquanto corta custos para melhorar a lucratividade.
Ao anunciar uma atualização ao seu plano de médio prazo, a terceira maior montadora do Japão em vendas disse que visaria uma margem de lucro operacional de mais de 6% até o fim do ano fiscal até março de 2027 e retornos acionistas totais de mais de 30%.
A Nissan era pioneira em veículos elétricos com seu Leaf, mas seus esforços em VE foram obscurecidos por similares da rival Tesla dos EUA e da líder chinesa BYD.
A montadora japonesa visa agora fazer com que veículos eletrificados, que incluem híbridos, contem por até 60% das vendas globais até o fim da década, alta de uma meta de 55% divulgada em fevereiro de 2023.
Dos 30 novos modelos, 16 seriam eletrificados, incluindo 8 completamente elétricos e 4 híbridos plug-in, disse a montadora japonesa.
A Nissan planeja reduzir o custo da próxima geração de veículos elétricos em 30% para torná-los comparáveis a modelos com motores de combustão interna até 2030.
A montadora japonesa vai explorar novas parcerias nos EUA e Japão e continuará a potencializar sua aliança de muito tempo com a Renault e a Mitsubishi Motors na Europa e em outras regiões como Índia e América Latina, disse.
Fonte: Japan Times