A população do Japão encolheu em um recorde de 420 mil pessoas no ano passado, mostram estimativas do governo, visto que a pandemia do coronavírus causou um golpe pesado a um influxo de trabalhadores estrangeiros que havia compensado o declínio populacional natural contínuo no país.
O total caiu pelo 12º ano consecutivo, quebrando o recorde anterior de 329 mil de somente um ano atrás.
O Ministério da Saúde estima que a população do Japão esteja a 125,57 milhões desde 1º de janeiro, baseado em dados confirmados até julho e estimativas em nascimentos, mortes e dados de chegadas e saídas de estrangeiros.
O influxo de trabalhadores estrangeiros nos últimos anos tinha aliviado a escassez de mão de obra em uma variedade de indústrias incluindo restaurantes, lojas de conveniência, fabricação e construção.
A entrada de trabalhadores estrangeiros deve entrar no ritmo novamente assim que vacinas e outras medidas acalmarem o surto. Mas, “os salários estão subindo na China e em outros lugares, então não está claro se haverá tantas pessoas vindo para o Japão como antes”, disse Hoshino.
Neste ano, a previsão indica que poderá haver uma queda significativa nas taxas de nascimento.
O número de gestações reportadas caiu 5,1% para cerca de 727 mil nos 10 meses até outubro, de acordo com o ministério da saúde, com um declínio particularmente acentuado com início em maio.
Fonte: Asia Nikkei