Soldados russos deixam Chernobyl após exposição a ‘doses significativas’ de radiação

Tropas russas teriam recebido tratamento para envenenamento por radiação após cavarem buracos em zona de exclusão.

Placa indicando radiação perto da plana nuclear de Chernobyl (banco de imagens)

Tropas russas passaram o controle da planta nuclear de Chernobyl de volta aos ucranianos e deixaram o local altamente contaminado mais de um mês após terem invadido.

Publicidade

A companhia estatal nuclear ucraniana disse na quinta-feira (31) que todas as forças russas que ocupavam a estação de energia haviam se retirado do território ao redor da instalação extinta.

A Energoatom (Companhia de Geração de Energia Nuclear Nacional da Ucrânia) disse que a saída em Chernobyl ocorreu após soldados terem recebido “doses significantes” de radiação por cavarem buracos na floresta na zona de exclusão em volta da planta fechada, embora não haja confirmação independente sobre isso.

A saída ocorreu em meio a crescentes indicações de que o Kremlin está usando conversas de desescalada na Ucrânia como cobertura enquanto reagrupa e reabastece suas forças, reenviando-as para uma ofensiva intensificada na parte leste do país.

No início desta semana, trabalhadores no local disseram à agência Reuters que soldados russos haviam dirigido, sem proteção contra radiação, pela Floresta Vermelha, a parte mais radioativamente contaminada da zona em volta de Chernobyl.

Relatos em Belarus (Bielorrússia) sugerem que micro-ônibus com soldados russos buscaram tratamento médico para “envenenamento grave por radiação” em uma clínica no país após deixarem Chernobyl.

Anton Motolko, um fotógrafo bielorrusso, compartilhou uma foto de um veículo médico o qual ele diz que estava transportando soldados russos em Belarus.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estrondos e clarões assustam população de cidade em Hokkaido

Publicado em 1 de abril de 2022, em Sociedade

Depois dos relatos desses sons que vibraram nos vidros das casas e das luzes, foi esclarecida a causa. Trata-se da Rússia.

Clarão no mar (foto enviada por um telespectador da UHB)

A polícia e a Guarda Costeira de Nemuro (Hokkaido), receberam telefonemas de diversos cidadãos relatando estrondos e clarões, por volta das 18h30 de quarta-feira (30). 

Publicidade

Segundo um residente, “as vidraças vibraram e pensei que fossem quebrar. Deu medo”.

Os relatos foram os mesmos, de som estranho como estrondos e luzes que não eram comuns, nem normais. 

De acordo com a Guarda Costeira de Nemuro, os barcos de patrulha confirmaram várias vezes luzes semelhantes a sinalizadores na direção da ilha de Kunashir, a qual faz parte das Ilhas Curilas, disputadas pela Rússia. 

Foto dos militares russos (Ministério da Defesa da Rússia, via UHB)

Depois, soube-se que o Ministério da Defesa da Rússia informou, em 25 de março, que havia iniciado o treinamento de combate com 3 mil militares pessoas nessas Ilhas Curilas, também chamadas pelo Japão de Território do Norte. Mas, essas luzes e sons à noite são raros.   

Segundo um relatório diplomático, de 2022, divulgado na quinta-feira (31), em relação ao Território do Norte, “é um território peculiar ao Japão, mas atualmente está ocupado ilegalmente pela Rússia”. A expressão “ocupação ilegal” vem sendo usada desde a edição de 2003.

Fontes: UHB e Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!