Dentes de ouro arrancados das bocas de vítimas ucranianas foram descobertos em território recapturado da Rússia por tropas de Kiev, de acordo com funcionários do governo ucraniano.
Uma caixa de plástico com mais de 200 coroas dentárias de ouro e dentaduras foi descoberta por combatentes no vilarejo de Pisky-Rad’kivs’ki no norte da Ucrânia, ao leste da cidade de Izyum, levando autoridades a acreditarem que elas haviam descoberto o local de uma câmara de tortura russa.
O Ministério da Defesa da Ucrânia tuitou sobre a descoberta chocante, afirmando que a caixa foi encontrada junto com instrumentos de tortura.
A contraofensiva de sucesso da Ucrânia nas regiões sul e nordeste do país fez com que faixas de território que anteriormente estavam sob controle das forças russas fossem retomadas.
Quando tropas ucranianas recuperaram controle de várias regiões, uma série de descobertas chocantes, notavelmente os corpos de civis torturados alinhados nas ruas de Bucha e enterrados em valas comuns em Izyum, começaram a surgir.
Os dentes de ouro abandonados por tropas russas que recuaram são a mais recente descoberta a levar a uma investigação sobre potenciais crimes de guerra cometidos pelas tropas do presidente Vladimir Putin.
Residentes confirmaram que durante a ocupação, forças russas estavam roubando “tudo”, incluindo dentes de ouro, “dos vivos e mortos”, de acordo com a Associação de Consultores Políticos da Ucrânia, que fez alegações anteriores de crimes de guerra contra a Rússia e sua liderança.
O Dr. Denis Bohush, presidente da associação, disse que a descoberta dos dentes de ouro foi reportada à Comissão de Crimes de Guerra para investigação.
A torture chamber in Pisky-Radkivski. 2 photos. A gas mask that was put on the head of a victim who was covered with a smoldering rag and buried alive. And a box of gold dental crowns. A mini Auschwitz. How many more will be found in occupied Ukraine?
Photo @serhii_bolvinov pic.twitter.com/So4glJlt9N— Defense of Ukraine (@DefenceU) October 4, 2022
Fonte: The Independent