Insolação: como tratar e evitar através de dicas nutricionais

Proteja-se do calor intenso no Japão! Em caso de hipertermia, saiba o que fazer e como evitar através de ferramentas nutricionais eficazes. Cuide-se!

Imagem ilustrativa

Durante períodos de calor intenso, como o atual enfrentado pelo Japão, uma das principais preocupações está relacionada aos casos de insolação. Ocorre quando a temperatura corporal aumenta devido à incapacidade do organismo de dissipar o calor interno para o ambiente externo.

Publicidade

É considerado hipertermia quando a temperatura do organismo ultrapassa 37,5ºC. Na infância o risco é ainda maior, pois ainda não são bem desenvolvidas as glândulas sudoríparas para liberação eficiente do calor interno, por isso quando crianças estão sofrendo de hipertermia não vemos o primeiro sinal mais aparente que é o suor.

Os outros principais sintomas perceptíveis de insolação para ficarmos em alerta são: respiração ofegante, cefaleia, náuseas e vômitos, tontura, desmaios, urina escassa ou escura, convulsão, predisposição a cãibras, fraqueza e taquicardia.

Precisamos ter mais cuidados gerais como redução de exposição excessiva ao sol, atividades como esportes ao ar livre (hipertermia induzida) e uso de roupas que podem causar desidratação.

O tratamento nutricional para resfriar o corpo e reidratar é muito simples, porém precisa ser rápido para que a pessoa não sofra maiores complicações como o mal súbito ou desmaio:

  • Ingestão de líquidos gelados
  • Ingestão de líquidos ricos em minerais, como isotônicos, água de coco, ou soro caseiro. Exemplo de elaboração de um soro caseiro simples: 1 copo (200 ml) de água, 1 colher de café rasa de sal para 2 colheres de café rasas de açúcar
  • Outras ações recomendadas: compressa de água fria em locais de alta irrigação sanguínea: nuca, axilas, parte interna da perna

Para que não sofra desse mal, o melhor é prevenir, então algumas dicas para evitar a insolação quando sair:

  • Levar muitos lanchinhos consigo, que ajudam a hidratar como frutas naturais, frescas e ricas em água como melancia, melão, tangerina, maçã, morango, pêssego, etc.
  • Levar também água e bebidas isotônicas naturais como suco de frutas, chá com fruta, água de coco, etc.
  • Evitar levar alimentos desidratados ou secos como frutas ou snacks desidratados, salgadinhos ou doces industrializados
  • Evitar o excesso de bebidas alcoólicas, pois possuem alto potencial de desidratação, ou bebidas gaseificadas e adoçadas
  • Evite consumir alimentos inseguros nutricionalmente dos arredores de parques e praias, pois se não estiverem bem conservados, você poderá correr o risco de contaminação alimentar, o que traz ainda maiores riscos para a sua saúde

Lembre-se que tais orientações são gerais e que é importante um acompanhamento nutricional para verificação real da possibilidade de aplicação de todas as condutas recomendadas.  Para um atendimento personalizado que vise o controle do seu peso, saúde e patologias conte comigo!

Consulte um nutricionista para obter suporte especializado em sua jornada em busca de uma vida mais saudável

Nutricionista Silvia Tsutsumi –  WhatsAppInstagram

Veja também: Aprenda a acelerar seu metabolismo com dicas nutricionais eficientes

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

WhatsApp - Instagram

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Nutricionista Silvia Tsutsumi


– Pós-graduada em Nutrição do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo – SP
– Formada em Nutrição há 14 anos, onde concluí com Honra e Mérito, sendo homenageada como 1º lugar no curso pela Reitoria.
Tive a oportunidade de viver uma experiência incrível trabalhando em uma creche no Japão. Essa experiência me permitiu aprender muito sobre alimentação saudável, principalmente para crianças.
Atualmente moro no Brasil, atendendo via teleconsulta brasileiros que moram em diversos países, mas em especial no Japão. Hoje mais de 1000 vidas foram transformadas.

WhatsApp: +55 11 97315-7409 (toque para conectar)

Site: www.nutricionistasilviatsutsumi.com

Instagram: @nutricaovivida

Twitter: @Nutricaovivida

Facebook: Nutrição Vivida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

4 carreiras profissionais para quem deseja trabalhar no Japão

Publicado em 22 de julho de 2023, em Sociedade

Conheça 4 áreas ótimas opções para os estrangeiros que desejam trabalhar no Japão.

Imagem ilustrativa (PM)

Morar e trabalhar no Japão é o sonho e o objetivo de muitos brasileiros que desejam ter uma vida mais estável e tranquila.

Publicidade

O Japão é um destino de muitos brasileiros que optam por morar fora do país, pois existem muitas oportunidades de trabalho para estrangeiros, com salários melhores que os oferecidos por muitas empresas no Brasil.

Porém, para conseguir trabalhar no Japão, é necessário possuir toda a documentação exigida e ter um conhecimento básico de japonês, para que as oportunidades apareçam. Dentre a documentação necessária, é preciso de um visto para trabalhar no país, que só é concedido para quem já possui uma proposta de trabalho no país.

Também é necessário possuir Certificado de Elegibilidade, que é emitido no Japão, e Certificado de Proficiência em Japonês (JLPT), que garante que a pessoa tem alguma fluência no idioma.

Atendendo a esses requisitos, agora veja alguns dos principais trabalhos oferecidos para estrangeiros no Japão.

Agente de comércio exterior

Os agentes de comércio exterior atuam como facilitadores de importações e exportações de mercadorias. Apesar de ser uma área que nem sempre exige uma formação na área, cursos como logística, gestão de negócios e gerenciamento de negócios são um grande diferencial para candidatos que buscam trabalhar nessa área.

Profissional de TI

O Japão é mundialmente conhecido por ser um dos polos tecnológicos mais importantes do mundo. Áreas como programadores, desenvolvedores de softwares e outras profissões relacionadas ao mundo da tecnologia estão entre as que mais empregam estrangeiros no Japão.

Porém, esta é uma área que necessita de formação específica  e conhecimentos em inglês e japonês, para que as chances de uma boa oportunidade aumentem.

Intérpretes e tradutores

As pessoas no Japão não costumam ser fluentes em outros idiomas além do nativo. Por isso, muitas empresas contratam tradutores e intérpretes, para facilitar a comunicação entre os japoneses e os estrangeiros que trabalham no país. Essa é uma área que possui uma grande demanda para estrangeiros que falam japonês e também outros idiomas.

Fábricas e indústrias

O Japão há muitos anos é um país carente quando o assunto é mão de obra para trabalhar em fábricas e indústrias, e isso se reflete nas vagas oferecidas para estrangeiros. Uma das formas mais comuns de ingressar no mercado de trabalho no Japão é trabalhando em fábricas e indústrias. Apesar de ser um trabalho exaustivo, é uma ótima maneira de começar a trabalhar no país.

Além disso, também é possível se especializar em outras áreas enquanto realiza esse tipo de trabalho, através de uma faculdade que oferece cursos no modelo EAD no Japão, como a UCB e a Claretiano, por exemplo.

É possível realizar essa especialização remota sem sair de casa, o que facilita muito a vida de pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho. Através de um notebook, tablet ou até mesmo um celular, é possível se especializar e conseguir uma evolução na carreira.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão