Monte Fuji recebe coroa de neve depois do tufão

Apesar das nuvens deixadas pelo tufão número 21, às 10h desta segunda-feira o céu se abriu e pôde ser observada a primeira coroa de neve sobre o Monte Fuji.

Neve observada a olho nu no Monte Fuji, nesta segunda-feira, após a passagem do tufão gigante (Hideyuki Miura via Nikkei Shimbun)

O Observatório Meteorológico de Kofu (Yamanashi) anunciou que o Monte Fuji recebeu a primeira coroa de neve. Ele informou que ela pôde ser observada a olho nu, às 10h da manhã desta segunda-feira (23).

Publicidade

O tufão gigante passou pela província de Shizuoka às 3h e ainda tinha deixado algumas nuvens próximas ao monte, ao amanhecer.

A primeira coroa de neve ocorreu 3 dias antes em relação ao ano passado. Em relação à média anual, a primeira coroa foi observada 23 dias antes.

“Pudemos confirmar tênues traços de neve entre os vales, na cimeira do Monte Fuji”, anunciou o observatório.

Contradições sobre a coroa no Monte Fuji

As informações sobre a temperatura no monte, na segunda-feira, são diferentes. A NHK anunciou que por volta das 7h era relativamente alta, com 3,5°C.  A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou que era de -3,3°C, às 10h.  

Também, a informação do observatório é de que essa neve observada não poderia ser chamada de “maquiagem”, conforme ele anuncia anualmente. “Não podemos afirmar que era ‘maquiagem’ pois a neve era esparsa”, informou para o Nikkei Shimbun.

Já a empresa Weather News informou que com o aumento da temperatura na segunda-feira, pode ser que esses traços de neve possam não ser considerados a primeira coroa do Monte Fuji.

A foto da empresa Weather News mostra neve esparsa

Fontes: NHK, Nikkei Shimbun e Weather News
Foto: Hideyuki Miura via Nikkei Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Passageiros de shinkansen ficam confinados por 7 horas

Publicado em 23 de outubro de 2017, em Sociedade

Em consequência do forte tufão número 21, dois Nozomi ficam paralisados dentro do túnel. Passageiros passam a noite confinados e na escuridão.

Passageiros de 2 shinkansen Nozomi ficaram confinados por 7 horas na escuridão, dentro do túnel em Gifu (Wikimedia)

Uma das consequências do forte tufão que passou pela costa do Oceano Pacífico na região Tokai, no domingo (22) à noite, foi o apagão em diversos locais. Um deles fez dois shinkansen pararem dentro de um túnel, na cidade de Sekigahara (Gifu).

Publicidade

O incidente ocorreu pouco depois das 22h, em 2 shinkansen que corriam o trecho entre Gifu Hashima (Gifu) e Maibara (Shiga). Os dois Nozomi tinham como destino as estações de Shin Osaka (Osaka) e outro, Hiroshima (província homônima). Quedas de energia elétrica paralisaram temporariamente cerca de 10 linhas do shinkansen. Um dos apagões provocou paralisação de 2 deles dentro do túnel da cidade.

Na região Tokai, cerca de 30 linhas de trem da JR, Meitetsu e Kintetsu tiveram paralisação, tanto nas estações quanto nas linhas.

Confinados na escuridão sem poder usar banheiros

Em consequência da falta de energia elétrica, os passageiros ficaram confinados durante 7 horas. Sem luz e na escuridão não puderam usar nem os banheiros.

Segundo investigações, o apagão no túnel de Sekigahara ocorreu por conta dos vazamentos, em decorrência das chuvas intensas provocadas pelo tufão gigante.

O trabalho de recuperação dentro do túnel só foi concluído depois das 4h desta segunda-feira (23). Finalmente, condutores e passageiros puderam se libertar da escuridão e do confinamento.  

Fontes: CBC TV e NHK
Foto ilustrativa: Wikimedia 

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!