Equipe de expedição do Japão planeja extrair o ‘gelo mais antigo do mundo’ na Antártida

A camada de gelo da Antártida é formada por neve que se acumulou com o tempo, e cada uma delas preserva componentes atmosféricos de sua idade.

Paradise Bay na Antártida (banco de imagens)

Uma equipe japonesa de pesquisa planeja realizar uma nova tentativa de perfurar a camada de gelo da Antártida, a fim de investigar mudanças no ambiente global pelo últimos 1 milhão de anos.

Publicidade

Na terceira escavação do Japão, o Instituto Nacional de Pesquisa Polar e outras organizações estão prestes a perfurar cerca de 2.735 metros para extrair o gelo mais antigo do mundo.

Pesquisadores vão escavar um local a cerca de 5Km a sul-sudoeste da Estação Dome Fuji. Uma equipe da Expedição de Pesquisa Japonesa da Antártida vem se preparando para o projeto, que deve ser realizado até 2028.

A camada de gelo da Antártida é formada por neve que se acumulou com o tempo, e cada uma delas preserva componentes atmosféricos de sua idade.

O Japão conduziu duas escavações diretamente sob a base até agora. Durante a segunda, em 2003 a 2007, eles coletaram gelo de 720 mil anos atrás, a uma profundidade de aproximadamente 3.035 metros.

Como uma equipe da Europa já extraiu gelo de aproximadamente 800 mil anos atrás, o Japão visa ir mais além no tempo com sua terceira perfuração.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

As melhores (e piores) cidades do mundo para os estrangeiros viverem

Publicado em 19 de dezembro de 2022, em Sociedade

Infelizmente Tóquio, Paris e Vancouver estão entre as piores. Veja as top 20!

À esq. catedral em Valência (Espanha) toda iluminada (PxHere) e à dir. prédio icônico em Dubai (Pexels)

O maior site de intercâmbio do mundo, de pessoas que vão trabalhar e viver, o InterNations, divulgou o ranking das 50 cidades ao redor do mundo em termos de facilidade de vida para estrangeiros.

Publicidade

Em 2022 a espanhola Valência ficou em primeiro lugar. Localizada na costa onde o Rio Turia deságua no Mar Mediterrâneo, a cidade é conhecida por suas belas praias e rica cultura gastronômica.

O segundo lugar ficou com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), seguida pela Cidade do México, capital do país homônimo.

Valencia ficou em primeiro lugar não só em termos de pontuação geral, mas também em satisfação com a vida. Os estrangeiros que vivem na cidade citam tarifas baratas de transporte público, muitas oportunidades para praticar esportes e boa segurança pública. Também foi muito bem avaliada por sua facilidade de adaptação à vida local, seu ambiente relaxante e sua vida social. Além disso, foi elogiada pelo custo de vida. 

Duas cidades dos EUA chegaram ao top 20, surpreendentemente. São Miami e Nova Iorque, onde os estrangeiros residentes mostraram-se geralmente satisfeitos com o ambiente de trabalho, mas insatisfeitos com o sistema médico (muito caro nos EUA).

Os expatriados que vivem nas três piores cidades – Joanesburgo, Frankfurt e Paris – reclamaram das dificuldades financeiras. Joanesburgo recebeu pontuações particularmente baixas para padrões de vida e condições de trabalho. Frankfurt e Paris marcaram mal pela dificuldade de adaptação. Tóquio, também entrou nas piores do mundo.

Ranking das 20 melhores cidades do mundo

Para servir de inspiração como destino de uma viagem mais longa ou até de mudança, veja a lista. Há duas cidades na Espanha.

  1. Valência (Espanha)
  2. Dubai (EAU)
  3. Cidade do México (México)
  4. Lisboa (Portugal)
  5. Madrid (Espanha)
  6. Bangkok (Tailândia)
  7. Basel (Suíça)
  8. Melbourne (Austrália)
  9. Abu Dhabi (EAU)
  10. Singapura
  11. Talín (Estônia)
  12. Miami (EUA)
  13. Sydney (Austrália)
  14. Barcelona (Espanha)
  15. Nairóbi (Quênia)
  16. Nova Iorque (EUA)
  17. Copenhagen (Dinamarca)
  18. Lausanne (Suíça)
  19. Toronto (Canadá)
  20. Zurique (Suíça)

10 cidades difíceis para os estrangeiros morarem

  1. Joanesburgo (África do Sul)
  2. Frankfurt (Alemanha)
  3. Paris (França)
  4. Istambul (Turquia)
  5. Hong Kong (China)
  6. Hamburgo (Alemanha)
  7. Milão (Itália)
  8. Vancouver (Canadá)
  9. Tóquio (Japão)
  10. Roma (Itália)
Fontes: Forbes e InterNations

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!