Uma instituição chamada Colorful (カラフル), na cidade de Nishio (Aichi), ensina o idioma japonês para as crianças estrangeiras que vieram ao país com seus pais ou nasceram no Japão.
As crianças de diversas nacionalidades, incluindo as do Brasil, do primário e ginásio, frequentam essa escola de reforço 4 vezes por semana, para que possam acompanhar seus estudos nas escolas públicas e também possam ter uma convivência social melhor.
Os dados de 2021 divulgados pelo Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), mostram que são 47.619 crianças estrangeiras que necessitam desse suporte. Houve um aumento de quase 2 vezes em 10 anos.
Segundo o levantamento do Centro de Coexistência Multicultural, a província de Aichi é a que tem o maior número de crianças estrangeiras que necessitam de classes extras para o aprendizado do idioma japonês. Calcula-se que esse número seja de 10.749 crianças, pois é uma província que tem muitos trabalhadores estrangeiros nas indústrias, os quais trazem sua família.
Por isso, há outras instituições como essa de Nishio. Na cidade de Inuyama, a ONG Shake Hands oferece aulas nos 5 dias da semana, das 16h às 21h, para cerca de 80 crianças de diversas nacionalidades. Além disso, ajudam os alunos nas tarefas escolares.
Esse tipo de instituição é muito importante para as crianças estrangeiras, para que elas sigam estudando nas escolas, compreendendo o que se ensina em classe. Assim, evita-se que elas deixem de frequentar a escola.
No entanto, essas instituições que recebem uma ajuda governamental e contribuições da iniciativa privada, enfrentam alguns problemas. Um deles é a gestão com verba apertada, com os aumentos dos custos de energia elétrica, por exemplo. Outro é que, com o aumento dos alunos, há escassez de pessoas capacitadas e voluntários para ensinar as crianças estrangeiras.
Como o Japão precisa da mão de obra estrangeira, é preciso investir no suporte para seus filhos que estudam nas escolas japonesas, para que elas tenham as mesmas oportunidades que os colegas japoneses. Essas instituições são de grande importância na sociedade.
Fonte: CBC TV