Descubra alternativas nutricionais nas frutas disponíveis no Japão

Descubra como suprir a saudade das frutas tropicais encontrando alternativas nutricionais em frutas disponíveis no Japão

Imagem ilustrativa

Substituir as frutas tropicais que não são facilmente encontradas no Japão pode ser desafiador, mas existem algumas alternativas que você pode experimentar.

Publicidade
  • Use frutas locais

O Japão tem uma variedade de frutas de clima temperado que podem ser usadas em receitas que originalmente pedem frutas tropicais. Algumas opções incluem maçãs, peras, uvas, pêssegos, ameixas e cerejas.

  • Substitutos com sabor similar

Algumas frutas podem ter sabor semelhante às frutas tropicais. Por exemplo, o melão japonês, pêssego ou nectarinas têm um sabor doce e suave que se assemelha ao da manga, por exemplo. Se você estiver fazendo uma receita de sorvete de manga e não conseguir encontrá-la, pode substituir por pêssegos ou nectarinas. A pera asiática, o edamame e a ervilha amassados têm uma textura semelhante ao abacate e pode ser usada em receitas que requerem essa fruta, como o guacamole.

  • Congele frutas frescas

Se você conseguir encontrar frutas tropicais frescas em alguma época do ano, pode congelá-las para uso posterior. Por exemplo, você pode extrair a polpa e congelar maracujá ou cortar em cubos os abacaxis para uso em smoothies ou sobremesas. As frutas congeladas duram em média 1 ano. Não esqueça de identificar o nome da fruta e data em que foi congelada.

  • Experimente receitas diferentes

Em vez de tentar replicar uma receita que pede frutas tropicais que não estão disponíveis, experimente reinventar receitas que utilizam ingredientes que você pode encontrar no Japão. Existem muitas receitas japonesas deliciosas que usam frutas locais ou ingredientes facilmente encontrados nos supermercados japoneses.

Lembre-se de que a substituição de ingredientes pode alterar o sabor e a textura de uma receita, então faça ajustes conforme a necessidade e experimente até encontrar a melhor combinação de ingredientes para o seu gosto.

A planeje sua dieta conforme seu biotipo para melhorar os resultados e se pratica exercícios regularmente confira estas dicas!

Nutricionista Silvia Tsutsumi (toque para conectar no Facebook) (toque para conectar no Instagram)

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada.

WhatsApp - Instagram

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Nutricionista Silvia Tsutsumi


– Pós-graduada em Nutrição do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo – SP
– Formada em Nutrição há 14 anos, onde concluí com Honra e Mérito, sendo homenageada como 1º lugar no curso pela Reitoria.
Tive a oportunidade de viver uma experiência incrível trabalhando em uma creche no Japão. Essa experiência me permitiu aprender muito sobre alimentação saudável, principalmente para crianças.
Atualmente moro no Brasil, atendendo via teleconsulta brasileiros que moram em diversos países, mas em especial no Japão. Hoje mais de 1000 vidas foram transformadas.

WhatsApp: +55 11 97315-7409 (toque para conectar)

Site: www.nutricionistasilviatsutsumi.com

Instagram: @nutricaovivida

Twitter: @Nutricaovivida

Facebook: Nutrição Vivida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Exemplos de saladas com ingredientes encontrados no Japão

Publicado em 15 de abril de 2023, em Nutricionista Silvia Tsutsumi

Aumente o seu leque de opções de salada com a facilidade dos ingredientes encontrados no mercado japonês.

Prepare saladas saudáveis com ingredientes e temperos japoneses (ilustrativa)

A salada é uma parte essencial da alimentação, pois contém muita fibra, vitaminas e nutrientes importantes para nossa saúde. E os brasileiros que moram no Japão ainda podem incrementar suas saladas com ingredientes locais, que trazem nutrientes diferentes e muito interessantes para sua saúde.

Publicidade

Veja abaixo alguns exemplos de saladas com ingredientes comuns do mercado japonês.

Salada de alga, a wakame

A wakame (ワカメ), é uma alga muito consumida no Japão, como um ingrediente comum para as saladas. Para fazer a salada, misture a wakame já hidratada com vinagre de arroz, molho de soja, óleo de gergelim (胡麻油, lê-se goma abura) e um pouco de açúcar.

Você pode adicionar outros ingredientes, como cenoura ralada ou pepino fatiado, para adicionar mais sabor e textura.

Em geral, se encontra a wakame desidratada nos supermercados. Para usá-la na salada pegue apenas uma pequena porção e coloque-a de molho na água até que volte ao estado natural.

Salada de edamame

Edamame são grãos de soja jovens, cozidos em água salgada. São frequentemente servidos como um aperitivo nos restaurantes japoneses, mas também podem ser adicionados às saladas.

Misture edamame cozido com cenoura ralada, cebolinha picada e um molho de gengibre e limão para uma salada saudável e deliciosa.

O edamame (枝豆) pode ser encontrado congelado ou fresco nos supermercados.

Salada de missô

O missô é uma pasta fermentada de soja que é um ingrediente essencial na culinária japonesa. Para fazer a salada com este tempero, misture missô branco com vinagre de arroz, óleo de gergelim e açúcar. Adicione pepino fatiado, rabanete em fatias finas e coentro picado para uma salada refrescante.

Salada de couve-flor com molho de gergelim

A couve-flor é frequentemente usada em saladas japonesas. Para esta salada, misture couve-flor cozida al dente cortada em pequenos pedaços com um molho feito com óleo de gergelim, shoyu, vinagre de arroz e açúcar. Adicione sementes de gergelim torradas para dar crocância.

Salada de cenoura com molho ponzu

O ponzu é um molho cítrico japonês feito com suco de limão ou yuzu, shoyu e vinagre de arroz. Para fazer a salada de cenoura com ponzu, misture a porção já ralada com um pouco de cebolinha picada e regue com o molho de ponzu. Adicione um pouco de sementes de gergelim para dar crocância.

Espero que essas sugestões possam inspirar você a experimentar novas saladas com ingredientes do mercado japonês!

E lembre-se: o chá verde é excepcional para sua saúde, toque aqui e veja uma matéria sobre o assunto. E saiba sobre como usar whey protein para emagrecimento neste link.

Nutricionista Silvia Tsutsumi (toque para conectar no Facebook) (toque para conectar no Instagram)

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!