Alto-falantes de alerta falham na hora de informar sobre o míssil norte-coreano

Os sistemas de alto-falantes municipais que deveriam funcionar automaticamente com o J-Alert falharam em alguns pontos do país.

Alto-falantes como esse deveriam funcionar automaticamente com o sistema J-Alert

O sistema nacional de alerta instantâneo J-Alert emitiu informação sobre o míssil norte-coreano lançado nesta manhã de terça-feira. No entanto, a comunicação do J-Alert com os alto-falantes de cada municipalidade deveria funcionar automaticamente, o que não aconteceu.

Publicidade

No vilarejo de Erimo (Hokkaido), há 50 unidades espalhadas mas nenhuma funcionou, segundo a NHK.

Autoridades locais informaram que vieram realizando treinamentos ao longo do ano e tudo funcionava normalmente. Diante da falha, estão verificando o que aconteceu.

Em Agematsu-cho (Nagano) ocorreu o mesmo. O vilarejo recebeu a informação do J-Alert, mas o sistema de transmissão de alerta não funcionou automaticamente, conforme previsto. Um funcionário da prefeitura local fez o procedimento cerca de 30 minutos depois, de forma manual.

Em Itoigawa (Niigata) o alerta para a população foi realizado de forma manual também, segundo a NHK.

À esq. modelo de alerta enviado para um telefone celular e à direita, pelo PC, ambos do J-Alert

Fonte e imagens: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Qual o melhor lugar para se refugiar no caso de uma bomba nuclear cair?

Publicado em 29 de agosto de 2017, em Sociedade

Com a iminência dos ataques norte-coreanos, saiba qual é o melhor lugar para se refugiar caso uma bomba nuclear cair. Confira e compartilhe!

Publicidade

A característica mais marcante de uma explosão nuclear é a nuvem em formato de cogumelo, típica de bombas atômicas, que se espalha pelo horizonte.

Caso uma pessoa esteja em um raio de 10 milhas (16 quilômetros) a partir do centro da explosão, há o perigo de sofrer sérias queimaduras na pele em instantes. Além disso, se uma pessoa estiver dentro de um raio de 50 milhas (80km), o clarão súbito da bomba pode deixá-la cega.

imagem ilustrativa

Michael Dillon, pesquisador do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, que está sob a jurisdição dos Estados Unidos, aconselha o afastamento da precipitação radioativa, também conhecida como partículas radioativas e o refúgio em abrigos.

Contudo, Dillon também aconselha o refúgio dentro de edifícios construídos com materiais espessos e resistentes (densos). Neste caso, quanto mais resistente, maior será a segurança.

Alguns bons exemplos são construções sem janelas feitas com concreto ou tijolos resistentes, depósitos subterrâneos e porões, pois a exposição à radiação será 200 vezes menor do que ao ar livre.

Obviamente, um abrigo antiaéreo ou subterrâneo é a melhor opção. Entretanto, na maioria dos casos, não há um próximo. Contudo, a Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos preparou uma imagem que ilustra os melhores lugares de refúgio no caso de não houver um abrigo antiaéreo.

Quando maior for o número (indicado dentro dos compartimentos), maior será a segurança e menor será a exposição à radiação

Infelizmente, a maioria das casas do Japão são construídas com madeira, logo não são preparadas para proteger das partículas radioativas. Porém é melhor do que estar expostos à radiação. Todavia, caso houver tempo e possibilidade, Dillon aconselha o refúgio em outros lugares mais adequados.

Caso haja possibilidade de se refugiar dentro de 5 minutos no abrigo mais resistente e seguro, faça-o! Entretanto, caso esse lugar esteja a 15 minutos de distância é aconselhável que se espere 1 hora dentro de um lugar seguro para depois se locomover para o abrigo. Até esse período, a concentração das partículas radioativas diminuirá consideravelmente e exposição à radiação irá reduzir.

Conselhos e dicas

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos aconselha os seguintes procedimentos:

  • Quando for se refugiar dentro de um abrigo com paredes grossas e resistentes, afastar-se de janelas e portas
  • Tomar um banho ou limpar as partes do corpo que foram expostas à radiação com um pano molhado
  • Retirar as roupas que foram contaminadas com radiação e selá-las em uma sacola de vinil, e colocá-las em um lugar deserto e afastado
  • Quando for tomar um banho, utilizar xampu e sabonete e não coçar o corpo muito forte. Como há o perigo de a radiação grudar no couro cabeludo, não é aconselhável o uso de condicionadores
  • Após “purificar” o corpo, assoe o nariz e limpe os olhos, orelhas e o rosto para retirar os resíduos radioativos

Por último, até a ajuda chegar, apenas ingira água e alimentos colocados dentro de recipientes selados. Enquanto estiver esperando nos abrigos, sempre acompanhe por meio de um rádio as informações recentes sobre os lugares que receberão ajuda e as regiões que serão submetidas a testes de inspeções.

Fonte: Life hacker

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!